segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Quem é quem na capa do disco "Sgt. Pepper's" dos Beatles:

Que a arte da capa do álbum “Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band” dos Beatles é uma das mais famosa da história da música ninguém duvida, mas, uma pergunta é inevitável: Afinal, quem é aquele povo todo na capa? É isso que esta matéria vai te responder.

A capa é uma colagem de mais de 60 famosos. A maioria foi colocada a pedido dos próprios Beatles, por exemplo, George Harrison requisitou os três gurus hindus, que aparecem na capa.
John Lennon pediu para que aparecessem: Jesus Cristo, Mahatma Gandhi e Adolf Hitler, entretanto, a gravadora recusou logo de cara o "cabeludo" e o "bigodinho", por medo da reação (sabidamente conservador) do público inglês, ainda mais porque, meses antes, Lennon teria dito que os Beatles eram mais populares que Jesus Cristo e, por essa declaração, eles não tinham sido bem recebidos em algumas localidades. Gandhi também foi rejeitado por medo de um reação negativa na Índia. A escolha das pessoas que integrariam a capa foi uma negociação tensa entre EMI, Beatles e departamento jurídico. Havia pouco tempo do lançamento de “Yesterday and Today”, capa muito polêmica, inclusive com a sua retirada do mercado para troca do encarte (mas, isso é assunto para uma outra matéria). Corre uma lenda de que Hitler estaria escondido na imagem, logo atrás de Ringo Starr e que seria possível vê-lo em fotos da mesma cena de outros ângulos, mas, nada disso jamais foi confirmado por ninguém.

A EMI precisou pedir permissão à todas as pessoas vivas para que suas fotos pudessem fazer parte da colagem, foi um verdadeiro pesadelo para o pessoal do departamento jurídico, todas as celebridades deram permissão para uso de suas imagens. O ator Leo Gorcey teria pedido 400 libras para permitir a sua imagem na capa. Resultado: Foi o único cortado da imagem (imagino o arrependimento dele).

Abaixo você pode conferir a lista completa das personalidades no álbum na ordem em que aparecem, da esquerda para a direita, de cima para baixo:

· Yukterwar Giri - Guru Hindu
· Aleister Crowley – Mago/Bruxo (influenciou também Led Zeppelin, Paulo Coelho, Black Sabbath...)
· Mae West – Atriz
· Lenny Bruce – Comediante
· Karlheinz Stockhausen – Compositor alemão
· W. C. Fields – Comediante
· Carl Jung – Psicólogo
· Edgar Allan Poe – Poeta e Escritor (um dos precursores do gênero da ficção científica)
· Fred Astaire – Ator
· The Vargas Girl – Pin-up fictícia
· Richard Merkin – Pintor e Ilustrador
· Huntz Hall – Ator
· Simon Rodia – Designer
· Bob Dylan – (dispensa apresentações)

Segunda Fileira:
· Aubrey Beardsley – Ilustrador
· Sir Robert Peel – Primeiro ministro britânico do século XIX
· Aldous Huxley – Escritor
· Dylan Thomas – Poeta
· Terry Southern – Escritor
· Dion – Cantor
· Tony Curtis – Ator
· Wallace Berman – Artista
· Tommy Handley – Comediante
· Marilyn Monroe – Atriz
· William Burroughs – Escritor
· Mahavatar Babaji – Guru Hindu
· Stan Laurel – Comediante (mais conhecido como O Magro de “O Gordo e o Magro”)
· Richard Lindner – Artista
· Oliver Hardy – Comediante (o Gordo)
· Karl Marx – Filósofo político e criador do comunismo
· H. G. Wells – Escritor
· Paramahansa Yogananda – Guru hindu
· Sigmund Freud – Psiquiatra e pai da psicanálise

Próxima Fileira:
· Stuart Sutcliffe – Músico (fez parte das primeiras formações dos Beatles)
· Max Miller – Comediante
· Uma Petty Girl – As Petty Girls era uma série de Pin-ups feitas por George Petty, há mais uma Petty Girl na fileira da frente
· Marlon Brando – Ator
· Tom Mix – Ator
· Oscar Wilde – Escritor
· Tyrone Power – Ator
· Larry Bell – Artista
· David Livingstone – Missionário
· Johnny Weissmuller – Ator (eternizou Tarzan no cinema)
· Stephen Crane – Escritor
· Issy Bonn – Comediante
· George Bernard Shaw – Dramaturgo
· H. C. Westermann – Escultor
· Albert Stubbins – Jogador de Futebol
· Sri Lahiri Mahasaya – Guru
· Lewis Carroll – Escritor
· T. E. Lawrence – Famoso mundialmente como Lawrence da Arábia

Fileira da Frente:
· Sonny Liston – Boxeador
· Shirley Temple – (aparece 3 vezes na capa)
· Albert Einstein – Físico
· Beatles – Todos aparecem duas vezes, uma de barba feita e as caras de meninos, a outra é a barbados, como estavam na época
· Bobby Breen – Músico
· Marlene Dietrich – Atiz
· Diana Dors – Atriz

A imagem da capa parece estar descentralizada, mas isso tem uma explicação, o ator Mexicano Germán Valdés apareceria na capa, mas na última hora ele resolveu voltar atrás na autorização da sua imagem e, ao invés de mandar uma imagem sua que lhe agradasse para que pudesse fazer parte da colagem, mandou uma árvore da via de Mepetec, uma planta histórica e tradicional do México. A planta foi colocada em seu lugar no canto superior direito, o que dá a impressão da imagem estar um pouco deslocada.

O álbum todo é cheio de misticismos em cima de sua capa, além da suspeita de haver uma foto de Hitler escondida, também há quem diga que as plantas verdes aos pés dos Beatles seriam Cannabis. Também há uma lenda com relação à conspiração de que Paul McCartney não seria o baixista original (a exemplo das teorias que falam sobre a capa de “Abbey Road”). As flores no chão indicariam que esta reunião de personalidades seria um velório, além do mais, as flores amarelas formariam um instrumento de cordas virado para a esquerda e sabe-se que McCartney é o único canhoto da banda. Em cima das flores amarelas há três varetas que seriam as cordas do suposto baixo, a falta da quarta corda denotaria a falta do quarto Beatle, indicando que a banda estaria incompleta, mas, essa, assim como a maioria das lendas que envolvem o Rock’n Roll, jamais foi confirmada.

Este foi o primeiro álbum inglês a trazer as letras das músicas impressas em um encarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário