sábado, 29 de janeiro de 2011

Acidente devolve mobilidade a atleta holandesa:


Se há males que vêm por bem, o caso de Monique Van der Vorst é exemplo disso. Paraplégica desde a adolescência depois de complicações devido a uma operação, voltou a recuperar este ano a mobilidade nas pernas após ter sido atropelada em Maiorca, na Espanha, quando treinava para o triatlo.

O caso surpreendeu os médicos desta atleta paralímpica que venceu medalhas em diversas competições do género. Contudo, os médicos admitem que não é caso único e que a excelente forma física da atleta foi um ponto essencial para esta recuperação extraordinária.

Para a holandesa Monique Van der Vorst, foi a melhor prenda que podia ter recebido este ano mesmo que isso signifique ter de abandonar o seu percurso como atleta paralímpica.

"A mudança súbita, depois de ter estado numa cadeira de rodas e voltar agora a andar, provoca um sentimento indescritível porque de repente vês o mundo inteiro de uma perspetiva diferente", conta Monique Van der Vorst, citada pela Euronews.

"É realmente muito bom quando caminhas ao lado de alguém na rua e seres capaz de olhar essa pessoa directamente nos olhos. Esse é um sentimento indescritível", confirma a atleta.

À Associated Press conta que depois do acidente em março, começou três meses depois a sentir algo no pé esquerdo e acabou por sentir as pernas por inteiro. Começou a levantar-se com a ajuda da força dos braços, que lhe valeram as medalhas de ouro como atleta olímpica. Caiu muitas vezes até conseguir ganhar força e equilíbrio nas pernas.

"Sempre que tentava caía ao chão mas felizmente não me magoava porque ainda não sentia dor. Tentei milhares de vezes", conta Monique à AP. O sonho que agora pretende atingir é poder correr na competição do IronMan com uma atleta completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário