terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Análise de DC Universe Online, crie seu herói ou vilão e entre nessa batalha:

O jogo era esperado não só pelos fãs dos heróis dos quadrinhos, mas por vários outros jogadores adeptos dos RPGs online. Confira a análise completa do game:

Escola de super-heróis

O enredo de DC Universe é simples: Lex Luthor volta do futuro com uma mensagem aos heróis, anunciando que eles precisam deter Brainiac, que pretende invadir a Terra e destruir o planeta. Para isso, é preciso treinar novos heróis que impeçam este ataque.

A história mostra-se bem parecida com os roteiros das histórias em quadrinhos, e torna-se apenas um pretexto para que as aventuras comecem em um mundo em meio ao caos.

Vale lembrar que, por ser um RPG totalmente online, baseado em inúmeras sub-missões, facilmente você sairá do roteiro original até que a sua missão final seja cumprida; dando uma vida útil enorme ao game, não tão limitado quanto se ele fosse um simples jogo de aventura e ação.



Heróis com a sua cara

Um dos grande atrativos do game é a vasta possibilidade de personalização do seu herói (ou vilão), de acordo com o seu gosto. Além de elementos simples da aparência, como cabelos, expressões faciais e porte físico, é possível dar um ar exótico ao seu personagem, modificando a estrutura de sua pele e até mesmo baseando-o em um animal como leão, pantera, entre outros.

O problema é que a variedade de personalização foi colocada de uma maneira pouco prática, na hora de criar seu personagem. Por exemplo, para criar um personagem parecido com Solid Snake de Metal Gear Solid (cabelos compridos e barba comprida), é necessário passar por diversas opções até encontrar a combinação ideal - ou seja, careca sem barba; careca com barba; careca com bigode; careca com cavanhaque, etc, etc, etc... até que finalmente chegue a a combinação "cabelos compridos e barba comprida". Diante disso, por mais que você imagine seu personagem com uma certa aparência, será mais fácil deixá-lo com a primeira opção que surgir e que seja de seu agrado.

Escolha seu mentor

Depois de personalizar seu herói ou vilão, é hora de escolher seu mentor. Neste ponto, suas habilidades, seus movimentos e até mesmo suas armas seguem a similaridade do personagem que vocêe escolheu como uma espécie de “sensei”. Exemplificando: Se o Batman for o seu mentor, durante o game você adquirirá movimentos e habilidades similares à do homem-morcego, como itens para o seu cinto de utilidades e golpes simples. E se o seu mentor for o Super-Homem, você ganhará habilidades de vôos e superpoderes parecidos com os do homem de aço.

Com os vilões o mecanismo é o mesmo, e a única diferença é em relação à história e as missões. Enquanto um herói conquista uma habilidade de acordo com o combate ao crime, você, como um vilão, deverá evoluir propagando o caos e a desordem, sem esquecer, é claro, de defender a Terra contra Brainiac e seu exército - Afinal, sem ela, não haverá onde promover seus crimes.

Sistema de evolução

Como todo bom RPG, DC Universe se baseia em um sistema de evolução de habilidades a medida que os níveis são alcançados. Entretanto, a única diferença deste título é que, em determinados níveis, o personagem consegue pontos para serem usados em habilidades de combate, como na evolução de armas e movimentos. Já em outros níveis, os pontos conquistados são usados para evoluir poderes que, por sua vez, podem auxiliar seu heróis ou vilões, aumentando sua energia vital ou seu poder de ataque.

Jogabilidade deixa a desejar

Como era de se esperar, a jogabilidade não é o grande destaque do game. A primeira decepção é em relação à movimentação dos personagens, que é extremamente artificial. Alguns heróis adquirem poderes de movimentar-se em uma velocidade maior, o que acaba gerando inúmeros estouros de polígonos (ou seja, o personagem acaba atravessando obstáculos e às vezes para quase dentro de uma parte do cenários).

Pra piorar, o sistema de combates é muito falho. É visível assistir aos golpes acertando seus oponentes quando as armas ou os braços e pernas do personagem estão bem distantes dos mesmos. O próprio sistema de combinação de movimentos deixa à desejar, pois alguns movimentos não funcionam de um golpe forte para um golpe fraco. E, para terminar, o mecanismo de defesa é pouco eficiente, fazendo com que seja menos complicado esquivar dos ataques do que simplesmente bloqueá-los.

Interatividade com o mundo

A grande sensação do jogo fica por conta da integração com jogadores de todo o mundo. Além de ser interessante compartilhar missões com heróis de todo o planeta no melhor estilo Liga da Justiça, a formação de equipes se torna um elemento extremamente necessário para a sua sobrevivência, principalmente porque algumas missões possuem um certo grau de dificuldade acima do nível do seu personagem, tornando-as impossíveis de serem completadas por apenas um jogador. Por isso, reúna-se e ajude seus amigos a combater o mal... Nada de bancar o vingador solitário.

Cenários simples e gráficos limitados

Outro quesito que é comum nos depararmos em jogos de RPG online. Devido a quantidade de informações processadas ao mesmo tempo, grande parte destes games acabam sacrificando a parte gráfica. Um exemplo famoso é World of Warcraft que, mesmo sendo um dos games mais populares do planeta, possui gráficos bem simples, comparados aos mais recentes. Entretanto, são poucos os que deixam de jogar o game diante desse fato.
A proposta de DC Universe é parecida. Nada de gráficos sensacionais e um game rodando com limitações. O jogo apresenta gráficos simples em mundos e cenários gigantescos, e o que 'problema' acaba se tornando um coadjuvante que apenas os mais exigentes se deixarão abater por isso. Mas ainda sim, poderiam ter caprichado mais. Gothan City, por exemplo, possui diversos prédios bem similares, com janelas que parecem a continuação de paredes e vários elementos bem quadriculados.

O som do jogo também beira à mesmice. Você não vai encontrar os famosos “paft”, “pow”, “tum” consagrados na antiga série de Batman, mas em vários momentos onde há muitos heróis reunidos em uma batalha intensa, é possível notar o mesmo som de seu golpe sendo executado pelo seu aliado, tornando a grande batalha uma tremenda sinfonia de uma nota só.

Inimigos conhecidos e... parecidos

Outro elemento que chama a atenção é relacionado aos inimigos. Além de pouca variedade, no início do jogo, o game faz questão de apresentar quadrilhas compostas dos mesmos personagens, com as mesmas vestimentas e o mesmo porte físico. Diante de um game baseado no vasto mundo de DC Comincs, pelo menos uma pequena mudança surtiria efeito.

Entretanto, a nostalgia de enfrentar alguns arquivais como Espantalho, Coringa, Lex Luthor, ou Bane, não tem preço. Em determinadas missões, é necessário encarar essas figuras poderosas e conhecidas do público dos quadrinhos, o que ajuda na pouca variação descrita mais acima.

Conclusão

DC Universe consegue ser um jogo que agrada os fãs de quadrinhos que sempre quiseram ter (e até mesmo ser) um herói diferente dos tradicionais. O game consegue usar muito bem os elementos básicos e tradicionais de um MMO, mas alguns deslizes acabaram comprometendo o trabalho final, afastando aqueles que prezam pela qualidade. Em todo caso, uma coisa podemos afirmar: DC Universe Online conseguiu ser um game melhor do que as expectativas em torno do jogo, que não eram nada positivas.

* Agradecemos a Revolution Games Express pelo envio do game para a análise.

5 dicas para sobreviver e evoluir em DC Universe Online:

1 – Faça amigos e entre em grupos de heróis, pois mesmo com um sistema que atribui aos seus inimigos o mesmo nível que o seu, determinadas missões necessitam de auxilio para serem completadas.

2 – Ao completar missões, você recebe itens que, na maioria das vezes, são upgrades de suas armas ou armaduras, portanto preste atenção a tudo que você recebe pois isto é essencial para evoluir no game.

3 – Aproveite os itens recém-adquiridos e venda os velhos para conseguir mais dinheiro, que no início do game é extremamente escasso, sendo necessário completar muitas missões para adquirir uma boa quantia.

4 – No início do jogo, é fundamental prezar pela sua sobrevivência, portanto, é fundamental evoluir habilidades que ajudem na vitalidade de seu herói/vilão. O que também ajuda em relação à sobrevivência é evoluir sua armadura, realizando upgrades a medida que surgirem itens novos.

5 – Como em todo RPG, aproveite determinados momentos para eliminar inimigos e evoluir seu personagem. O inicio do jogo é o momento mais propício para essa tarefa, pois embora estes inimigos não dêem muitos pontos de experiência, os primeiros níveis não necessitam de uma quantia elevada para evoluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário