segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Engenheiros da Apple reconstroem computador da Antiga Grécia com peças de Lego:

A tecnologia é feita da capacidade de se reinventar. Mas este caso é uma reinvenção que praticamente conta as origens da tecnologia como a conhecemos hoje.

Alguns engenheiros da Apple, com um tempinho livre entre o desenvolvimento de um produto ou aplicativo, resolveram reconstruir com peças de Lego aquele que pode ser chamado de “o mais velho computador conhecido do mundo” – baseado em modelos vindos do Projeto de Pesquisa do Mecanismo de Antikythera.

O modelo grego que serviu de base para a montagem foi utilizado em algum momento do ano 100 a.C., e serviu para calcular e prever eventos celestiais e eclipses.

Para esta montagem, foram necessárias mais de 1.500 peças de Lego, criando 110 marchas e 4 caixas de marchas. Cada caixa é responsável por executar um cálculo aritmético, emitindo o resultado de acordo com o calendário apropriado, prevendo, por exemplo, quando acontecerá o próximo eclipse solar.

Aqui, vale mais pela persistência na montagem e pelo resgate histórico que um invento desses teve na história da humanidade. É impressionante saber que em um período tão longínquo, pudesse existir soluções que envolvessem uma boa dose de criatividade e, porque não dizer, uma tecnologia avançada.


Iniciativas como estas também nos ajudam a entender como certos conceitos eram desenvolvidos. O que pode parecer uma “brincadeira de criança”, para os mais leigos, é na verdade uma saída prática de desenvolvimento do mercado.

Sem falar que, é muito mais interessante, barato e divertido fazer as montagens com peças de Lego do que gastar horas e horas em salas de análise de protótipos, desenhando e moldando novos objetos. Qualquer pessoa que trabalhe na parte de engenharia de produtos de qualquer empresa certamente vai preferir brincar com peças Lego por algumas horas. E ainda por cima ganhar para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário