segunda-feira, 14 de março de 2011

Um robô aranha gigantesco:

Perseverança e auto-suficiência podem ser os diferenciais para você se destacar dos demais. E Jaimie Mantzel sabe disso. Ele trabalhou sozinho no desenvolvimento e construção de um gigante robô em forma de aranha, construído debaixo de uma espécie de “garagem” de madeira, também construído apenas pelas mãos de Mantzel, e essa pode muito bem ser uma das provas de que “devagar se vai longe”.

A aranha mecânica de Mantzel tem aproximadamente 12 metros de altura, e é capaz de carregar um piloto humano, que pode controlar seus movimentos de forma plena. Uma coisa que impressiona na sua criação é que cada peça do robô foi moldada à mão, mostrando toda a dedicação que Mantzel teve no projeto. Ele teve o cuidado de registrar todo o processo de desenvolvimento em vídeo, e seu canal no YouTube tem hoje mais de dois milhões de visualizações.

Jaimie mostra como o projeto foi idealizado, desde o seu princípio. No seu primeiro vídeo, ele mostra um pequeno protótipo de como seria o robô a ser construído, e fez os registros em vídeo até o produto se transformar no monstro metálico que temos hoje. O robô de seis patas possui uma plataforma de controle no centro promove as rotaçãoes das pernas, direcionando o robô para a direção que o piloto desejar.
Já são mais de 3 anos de trabalho e dedicação de Mantzel no projeto, e seu próximo objetivo é fazer o robô levantar e caminhar, e o próprio criador afirma que essa é a fase mais assustadora da empreitada, uma vez que serão “seis passos de bebê em um robô de seis patas, dirigido por um controle remoto”. Se o produto parecer estável, Mantzel vai subir no robô. E o projeto já é tão bem sucedido que uma empresa britânica de brinquedos viu os vídeos do projeto, e planeja lançar uma versão menor do robô para comercialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário