segunda-feira, 28 de março de 2011

Os 14 programas que marcaram minha infância:

14. O Mundo de Beakman

Eu sempre adorei curiosidades e O Mundo de Beakman era recheado delas. Eu amava todas as experiências que ele nos ensinava, e o melhor é que elas podiam ser repetidas em casa. O programa era muito dinâmico e divertido. Lembro bem de um experimento que mostrava como quebrar uma régua somente utilizando o peso de uma folha de papel e da demonstração de como funcionava o vômito. Eu assistia na TV Cultura, mas O Mundo de Beakman, com um total de 91 episódios, também já passou na Record e no Boomerang.

13. Glub Glub

Uma TV no fundo do mar que funcionava com a energia de um peixe-elétrico. Dois peixinhos assistiam aos desenhos enquanto conversavam sobre várias coisas que, ao fim do programa, traziam uma lição de moral. Eu assistia sempre, até porque acho que passava logo depois do Castelo Rá-Tim-Bum, e lembro muito bem dos peixinhos conversando e da abertura, mas vocês acreditam que, pelo menos por nome, eu não consegui lembrar de um desenho sequer? Curiosidade: William Bonner e Fátima Bernardes fizeram uma participação especial interpretando os peixes. Eu não lembro disso. Procede?

12. Os Muppets

Os Muppets tiveram tantos seriados de TV que eu não sei qual eu assistia. Provavelmente era The Muppet Show (se eu estiver errada, me corrijam), mas o que importa é que eu adorava! Cheguei a assistir ao desenho também (Muppet Babies). Lembro bem de Caco e Miss Piggy. Tenho certeza que Os Muppets fizeram parte da infância de crianças de muitas gerações.

11. X-Tudo

Eu adoraaava o X-Tudo. A melhor parte era a de culinária. Sempre gostei de fazer umas receitas, sabe, embora não tivesse (e ainda não tenha) muito jeito pra coisa. O programa ainda mostrava algumas mágicas, ensinava experiências e, entre outras coisas, passava umas reportagens legais. Lembro bem de uma em que os dois pirralhos foram aprender a andar de patins no half pipe. Muito, muito bom!

10. TV Colosso

Minhas manhãs de férias não seriam as mesmas sem a TV Colosso. Priscilla, JF, Borges, Gilmar, Capachão e os outros me divertiam muito e me apresentaram alguns dos desenhos animados que eu mais amei, como Caverna do Dragão, Capitão Planeta e Perdido nas Estrelas. Quando ia ao ar, o ibope era em média 12 pontos, o que deixava a emissora em primeiro lugar no horário.

9. Rá-Tim-Bum

Eu amava Rá-Tim-Bum porque ele não um só programa, eram vários. O quadro mais inesquecível pra mim é “Senta que lá vem a história”, mas Rá-Tim-Bum, assim como Castelo Rá-Tim-Bum, educava divertindo, por meio de quadros como Professor Tibúrcio (Marcelo Tas), Fada Dalila, Nina e outros.

8. Mundo da Lua

“Alô, alô. planeta Terra chamando, planeta Terra chamando. Essa é mais uma edição do diário de bordo de Lucas Silva e Silva, falando diretamente do mundo da lua, onde tudo é possível”. Eu viajava com Lucas Silva e Silva, adorava Neusa conversando com o rádio, as confusões da família e a cumplicidade entre Lucas e seu avô. Muito bom!

7. Chaves / Chapolin

Resolvi colocar Chaves e Chapolin como um só porque quase sempre eu assistia aos dois juntos, os atores são os mesmos e eu quis economizar um espaço no Top. Eu amava Chaves e alguns episódios são inesquecíveis, como o que eles imaginam que estão dentro da casa de Dona Clotilde, a bruxa do 71. As aulas do Prof. Girafales também eram ótimas, com aquele momento clássico pelo qual todo mundo já passou, mas que nas aulas a vítima sempre era Chaves falando Prof. Lingüiça. Eu também adorava os episódios que se passavam no outro pátio e do lado de fora, quando eles iam vender limonada. Já Chapolin Colorado marcou a todos com o clássico “E agora, quem poderá nos ajudar?”, “Eu, o Chapolin Colorado!” seguido por alguma trapalhada. Lembro bem do episódio em que ele vai recuperar um selo super valioso e fica bem pequenininho. E achava ótimo quando eles quebravam as cadeiras e aparecia o branco do isopor. Quase amadores. Hehehe!

6. Cocoricó

“O Júlio na gaita e a bicharada no vocal, cantando um rock rural, Cocoricó, rock rural, Cocoricó, Cocoricó”! Era muito bom assistir, entre os ótimos desenhos, as peripécias de Júlio e dos bichos da fazenda de seus avós. Melhor ainda é saber que as crianças de hoje em dia ainda gostam do programa!

5. TV Cruj (Disney Club)

Dá o play, macaco! Quem não lembra desse bordão? Pois é, a TV Cruj (Comitê Revolucionário Ultra-Jovem) marcou muita gente. Eu adorava os apresentadores, os desenhos da Disney, as confusões... Cruj, Cruj, Cruj, tchau!

4. Caça Talentos

Angélica foi mais presente na minha infância do que Xuxa, principalmente por causa da série-novela Caça Talentos, que passava no programa Angel Mix. As trapalhadas de Margarida e Violeta, da Fada Bela e de todos da Caça Talentos conquistaram o Brasil. A série-novela fez tanto sucesso que seu ibope teve uma média de 33 pontos, índice que hoje em dia a Globo considera ótimo para uma novela das sete.

3. Punky - A levada da breca

Quando eu era criança, estudava pela manhã, e todos os dias, quando chegava em casa, almoçava assistindo Punky. A série foi filmada de 84 a 88 e fez grande sucesso nos Estados Unidos. No Brasil, foi exibida pelo SBT, repetindo o sucesso.

2. Power Rangers

Power Rangers era um programa meio tosco e com efeitos especiais de dar vergonha, mas todas as crianças amavam, inclusive eu, e os Rangers fizeram um sucesso estrondoso. Todos queriam ter os bonecos e as fantasias e cada um encarnava seu personagem favorito na hora das brincadeiras. O programa ainda é feito hoje, e nem de longe faz o sucesso que um dia fez. Mas, na cabeça de quem assistiu às primeiras temporadas, a Alameda dos Anjos, Zordon, Alfa-5, Rita Repulsa, Lord Zedd e todos os primeiros Rangers serão inesquecíveis. É hora de morfar!

1. Castelo Rá-Tim-Bum

Os primeiros bruxos que eu amei foram os do Castelo Rá-Tim-Bum. Esse é o exemplo perfeito de programa infantil. Além de ser super divertido e de despertar o imaginário, educa, e de forma também divertida. O ratinho ensina a jogar lixo no lixo, a escovar os dentes, tomar banho, reciclar, os passarinhos nos apresentam instrumentos musicais, o gato pintado incentiva o hábito da leitura, o Telekid (Marcelo Tas!!!) responde a todos os porquês de Zequinha... E ainda havia, além dos protagonistas, todos os outros personagens inesquecíveis do programa: os monstros Mau e Godofredo, a cobra Celeste, o porteiro, o relógio, Etevaldo, Dr. Abobrinha, Penélope, a caipora...

Um comentário: