segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Bolsa de Valores de Milão ganha escultura com dedo médio em riste:


Políticos e intelectuais reclamaram da exposição de obra 'provocadora'.
Istalação de marfim ficará em praça pública até 3 de outubro.


Uma escultura de marfim de uma mão decepada com o dedo médio em riste começou a ser exibida na Bolsa de Valores de Milão, provocando debate na capital financeira da Itália.

A instalação de onze metros, chamada "L.O.V.E.", e mostrada pela primeira vez em Milão, integra a retrospectiva dedicada ao artista contemporâneo italiano Maurizio Cattelan, cujas obras provocativas incluem uma escultura retratando o papa João Paulo II sendo atingido por um meteorito.

"As obras de Cattelan propõem um questionamento da nossa era, oferecendo-se como um espelho, ainda que partido, do nosso presente", disse Massimiliano Finazzer Flory, o representante de Cultura de Milão, em um comunicado.


A escultura 'L.O.V.E.' é vista nesta segunda-feira (27) em Milão. (Foto: Reuters)Cattelan despertou protestos em Milão, em 2004, com sua instalação de três bonecos de bebês enforcados no galho de uma árvore velha. Um manifestante serrou o galho, e a obra de arte acabou sendo removida.

A escultura do dedo, que satiriza a saudação nazista, faz parte de uma retrospectiva das obras de Castellan intitulada "Contra as Ideologias", promovida pela cidade de Milão, que se diz o terceiro maior mercado de arte contemporânea depois de Nova York e Londres.

A instalação gerou críticas por parte de políticos locais e de intelectuais sobre se é certo ou errado exibir um trabalho provocativo em um espaço público, como a praça Bourse.

Indagado sobre o significado da obra, Cattelan disse que seu trabalho era mais um ato de amor do que um comentário sobre o mundo financeiro.

"Ela trata, essencialmente, da imaginação", afirmou o artista, para repórteres, na semana passada.

A escultura irá permanecer em exibição até o dia 3 de outubro, enquanto outros três trabalhos pelo mesmo artista serão mostrados no Palácio Real de Milão, até 24 de outubro.

Entre eles figuram a escultura que mostra o papa João Paulo atingido por um meteorito, intitulada "La Nona Ora" ou "A Nona Hora, e duas obras sem título retratando uma mulher crucificada e um menino tocando tambor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário