domingo, 26 de setembro de 2010

Aplicativo de celular usa câmera para medir poluição do ar:


Um aplicativo desenvolvido para Android, sistema operacional mobile do Google, permite que o usuário tire uma foto do céu e receba informações sobre a qualidade do ar instantaneamente.

Com o aplicativo, batizado de "Visibility", cada foto tirada do céu por um usuário é "tagueada" com a orientação, localização e horário. Os dados são transferidos para um servidor, onde os cálculos são realizados. O nível da qualidade do ar é estimada após análise e comparação das imagens enviadas contra a intensidade de luminosidade no céu de um modelo existente, segundo os pesquisadores.

"Partículas de poluição atmosférica ameaçam nossa saúde e o meio ambiente", afirmam os pesquisadores em seu blog. "Estamos trabalhando com uma técnica ótica para medir a visibilidade do ar e, portanto, estimar a quantidade de alguns tipos de partículas suspensas na atmosfera usando câmeras e outros sensores disponíveis em smartphones", afirmam.
Criado por cientistas da Universidade do Sul da Califórnia, o aplicativo é gratuito e funciona com a versão 2.1 do Android, segundo o Wired Gadget Lab.

Nenhum comentário:

Postar um comentário