terça-feira, 4 de outubro de 2011

NASA pede ajuda de usuários para encontrar vida em Marte:

A NASA quer a sua ajuda para saber onde procurar melhor por vida em Marte e além. Para isso, basta você estudar as profundezas dos lagos canadenses. Parece contraditório, mas não é. Para ajudar no trabalho de pesquisa, você precisa acessar o Mapper, site lançado em conjunto pela NASA e pela Pavilion Lake Research Project’s.
O projeto vem mapeando os lagos Pavikion e Kelly Lake no Canadá desde 2008 em busca de sedimentos orgânicos. Esses sedimentos são relativamente raros de acontecer, e muitos cientistas acreditam que uma compreensão melhor de como e por quê eles surgem podem conduzir a percepções melhores sobre onde procurar vida em Marte.

Como você pode imaginar, as atividades desde 2008, que envolvem fotografias e a gravação vídeos do fundo dos lagos, geraram uma quantidade impressionante de dados, que a NASA se limita em definir como “terabytes de dados”. Dado o limitado time de cientistas do Pavilion Lake Research Project, eles pedem a sua ajuda. É a criação de um time de pesquisadores remoto, via internet.

Os objetivos da pesquisa são responder basciamente às seguintes questões: Como surgem os sedimentos? Por que eles se concentram mais em determinada profundidade? Mas, para chegar lá, os dados precisam ser analisados e filtrados. As fotos precisam ser examinadas, catalogadas e investigadas. E é aí que você entra: ao fazer parte do Mapper e entrar no projeto, sua tarefa é estudar as imagens e vinculá-las às tags que melhor descreverem o que está registrado.

Você precisa criar uma conta no site – é gratuito – e, em questão de minutos, estará ajudando os cientistas, catalogando fotos e vídeos. A cada conteúdo que você etiqueta, ganha pontos. No site há um ranking que mostra quem catalogou mais material. Você pode também ver o quanto de trabalho falta para mapear o fundo dos lagos e, daí, quem sabe, surgir um bom palpite sobre onde procurar vida lá em Marte. Você pode acessar o Mapper aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário