sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Sangue a base de arroz :

Desde o século XVII, as transfusões de sangue tem sido uma tentativa de remediar as perdas de sanguecausadas por traumas, partos, hemorragias e cirurgias. Antes da identificação dos anticorpos isoaglutinantes (fator Rh), as transfusões provocaram muitas mortes.


A disponibilidade do sangue para a transfusão sempre foi um problema. A dificuldade era maior ainda durante as guerras: períodos onde a pesquisa de químicos em busca de um substituto sintético para o sangue sempre foi intensa Parece um ato de bruxaria, mas na verdade é medicina de ponta. Pesquisadores da Universidade Wuhan, na China, dizem que eles conseguem criar arroz geneticamente modificado que gera sangue. Sangue humano. No arroz.

O truque está em colocar genes humanos dentro do DNA do arroz, como informa o Telegraph. Isto faz o arroz gerar seroalbumina humana, um componente valioso do sangue humano usado em transfusões. Mas por que arroz? Porque não é necessário se preocupar com HIV ou outros agentes patogênicos do sangue. Porque não exige uma campanha de doação de sangue – em vez disso, poderíamos cultivar este elemento do sangue em grandes plantações.

“Plantar sangue” parece algo bizarro, mas poderia mudar a medicina, criando uma fonte quase infinita de sangue que poderia salvar vidas. O arroz de sangue já foi criado e testado, e o estudo foi publicado num respeitado periódico científico.

A pergunta agora é: quem será o primeiro chef a servir o arroz de sangue?

Nenhum comentário:

Postar um comentário