domingo, 27 de novembro de 2011

Como o dia 11/11/11 está ligado ao apocalipse dos Maias?


Para muitas pessoas, especialmente os numerologistas, uma sequência numérica como esta não é apenas coincidência, mas um sinal espiritual.

Para alguns místicos, a data significa uma ligação profunda com anjos e seres espirituais, com significados ocultos que precisam ser trabalhados para que possamos entender. Algumas instituições usam datas como essas para promover eventos de presságio de boa sorte: a Disney irá sediar 11 casamentos.

Um dos povos mais famosos do mundo, os Maias, também possuem uma ligação “mística” com a data, fazendo sequência ou ligação com suas já conhecidas revelações apocalípticas. O antigo calendário Maia termina no dia 21 de dezembro de 2012, o que alguns imaginam ser uma renovação marcada por um novo olhar espiritual. Outros já o encaram como o fim do mundo.

11 de novembro de 2011 talvez seja uma data com ligação “mística” em relação ao temível dia 21 de dezembro de 2012, pois o Observatório Naval dos EUA calculou que o solstício do inverno de 2012 ocorrerá exatamente as 11:11h no dia 21 de dezembro, de acordo com John Hoopes, estudioso da história do povo Maia, da Universidade do Kansas.

O pesquisador declarou a LiveScience: “Éessencialmente algo baseado na noção de sincronicidade”. Sincronicidade é o ponto chave e nem sempre é uma simples coincidência. As pessoas do mundo moderno possuem tendência para encontrar coisas aleatoriamente, o que não é observado por povos antigos onde a sincronia de diversos pontos e fatos causavam uma crença irrefutável.

Boa parte das crenças e ligações do dia 11/11/11 e o solstício do próximo ano ocorrer as 11:11h se dá pela divulgação de sites (como o www.1111spiritguardians.com) que plantam idéias na cabeça das pessoas que as difundem como verdade.

Segundo o pesquisador, as pessoas costumam ter medo ou aflição quando números causam simbolismos, pois não temos tendência de olhar o relógio quando os ponteiros causam padrões aleatórios e sim quando formam padrões, por exemplo. “As pessoas são mais propensas a olharam o número 11:11 e lembrarem dele do que 4:29”, comentou Hoopes.

Fenômenos como a pareidolia fazem nós humanos encontrarmos imagens de algo palpável onde não existe. Algo semelhante acontece quando você olha para nuvens e jura que está vendo um determinado objeto ou olha para a vidraça de uma janela e tem certeza que aquele borrão é a imagem da Virgem Maria. Previsões estão borbulhando em todo o mundo utilizando a data 11/11/11.

O que de fato o Calendário Maia tem a dizer sobre o dia 11/11/11?

Nada! Por mais que as pessoas procurem entender e divulgar informações soltas sobre interpretações do calendário, nada é claro o suficiente. Segundo Hoopes, o calendário apenas coloca um ponto final na contagem do tempo e nada mais.

“A realidade é que os Maias acompanham ciclos de tempos muito longos e grandes acontecimentos e este grande ciclo iniciou-se 3013 anos antes de Cristo e eles possuíam alguma razão para acreditar que este grande ciclo acabaria ou se completaria no dia 21 de dezembro de 2012”, declarou Hoopes.

O que de fato os Maias pensavam sobre isso? O que isso significou? Quais as conseqüências que a civilização Maia pensou que ocorreria após esta data? Nada disso é bem esclarecido.

Os Maias possuíam um olhar cíclico. Para Hoopes, o fim seria apenas um começo. Mas, começo do que? Ninguém sabe responder ainda com certeza. “Ainda existe um desacordo sobre isso e os principais estudiosos da cultura Maia são céticos”.

O calendário Maia nos tempos modernos

É notável que o burburinho que o famoso calendário cause nas pessoas, advém de uma cultura altamente exótica que chama atenção das pessoas ao redor do mundo, aguçando a espiritualidade das pessoas, pois quem de nós nunca sonhou ou desejou conhecer o destino ou o futuro? Tal curiosidade também se volta para a cultura chinesa, egípcia, etc.

O que mantém tudo aceso nos dias de hoje é a tecnologia. Através da internet é possível perpetuar crenças e trazer medo em quem lê certos textos tendenciosos. “O mundo está mudando por causa dessa transformação da consciência através da rede digital. Eu não ficaria surpreso se no futuro as pessoas olhassem para trás e dissessem que em 2012 aconteceram centenas de coisas ruins com elas por causa do calendário Maia”, finalizou Hoopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário