quinta-feira, 16 de junho de 2011

Homem encontra rosto de Gandhi em Marte; veja foto:

Quando a missão européia Mars Express divulga imagens da superfície de Marte, esperamos encontrar crateras e montanhas, mas nunca um rosto familiar. No entanto, o italiano Matteo Lanneo viu o perfil de Gandhi no planeta. Sim, você leu bem, o homem reconheceu as feições do líder indiano na crosta marciana. Observe a imagem abaixo e tente enxergar a mesma coisa.

O italiano, não é astrônomo, apenas um entusiasta da exploração espacial. Ele foi a mesma pessoa que diz ter visto vegetação, entradas para túneis subterrâneos e ruínas de uma cidade em Marte há algumas semanas, de acordo com o Live Science.

E não é primeira vez que um rosto conhecido foi avistado no planeta vermelho. Em 1976, o satélite Viking I da Nasa capturou uma fotografia onde um rosto parecia saltar do solo de Marte. Só em 2010, imagens feitas pela câmera de alta resolução HiRISE revelaram que a face nada mais era do que uma grande colina. Veja

Procurar por objetos ou rostos conhecidos em ambientes desconhecidos é conhecido como pareidolia. O fenômeno acontece porque nosso cérebro procura semelhanças com coisas que já estamos habituados para conseguir assimilar melhor ambientes ou situações novas. É como quando buscamos formatos em nuvens ou rostos familiares em uma cidade nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário