segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Macacos virtuais "recriam" obras de Shakespeare:


O programador norte-americano Jesse Anderson está tentando provar que "um número infinito de macacos batendo em um número infinito de máquinas de escrever seria capaz de produzir todas as obras de Shakespeare, por acidente". Esta é uma antiga teoria, nunca antes provada.

Anderson tenta provar que esta teoria é verdadeira usando macacos virtuais falsos, já que não é possíveil usar os verdadeiros, além do Elastic MapReduce da Amazon e o MapReduce do Hadoop, um modelo de programação e estrutura de software para escrever aplicações que processam rapidamente grandes quantidades de dados em paralelo a grandes aglomerados de nós de computação.

O projeto começou quando Anderson quis testar as ferramentas online que usa no trabalho, que ele resumiu da seguinte forma em seu site: "O Map Monkeys cria dados aleatórios em ASCII entre a e z. Ele usa o Mersenne Twister para eu ter certeza que tenho macacos rápidos, aleatórios e bem comportados. Uma vez que a saída do macaco é mapeada, é passado para o redutor que executa os personagens através de um teste de membro da Bloom Field. Se a saída do macaco passa no teste de associação, as obras de Shakespeare são verificadas usando uma comparação de string. Se isso passa, um macaco gênio acabou de escrever 10 caracteres de Shakespeare".

O computador processa o que seria digitações aleatórias de todos os milhões de macacos. Cada tentativa de 10 caracteres que não forma uma palavra é descartada, quando uma palavra que pertence a alguma das obras do escritor inglês é escrita, é incluída no processo. Com o método de tentativa e erro, os programas processam tudo o que é produzido. Alguns cientistas acreditam que ele deve levar anos e quem sabe séculos para conseguir contribuir para o Projeto Gutenberg, uma ação colaborativa de digitalização de livros.

Fato é que Anderson está prestes a finalmente finalizar toda a produção. De acordo com informações da BBC, 99.990% do processo está completo. O primeiro trabalho de Shakespeare terminado foi o poema "Queixas de uma amorosa". É um grande sucesso, mas em 2003 macacos de verdade, do zoológico Paignton Zoo (Inglaterra), foram testados na tentativa de comprovar a velha teoria. Teclados foram ligados entre seis macacos em uma gaiola. Depois de um mês os macacos tinham produzido cinco páginas da letra "S" e quebrado os teclados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário