quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Raio x revela perna em fóssil de cobra:

As cobras podem ter evoluído de lagartos terrestres, de acordo com uma radiografia que mostra uma pequena perna escondida em um fóssil raro de cobra.

A descoberta pode ajudar a resolver o debate sobre o desenvolvimento das cobras, se eleas vieram de lagartos terrestres ou marítimos, quando se adaptaram e perderam as pernas.
Liderados por Alexandra Houssaye, do Mueu de História Natural da França, em Paris, os pesquisadores estudaram o fóssil original da serpente Eupodophis descouensi. O fóssil, que foi encontrado há uma década em rochas de 95 milhões de anos no Líbano, pode ser o link intermediário na evolução dos lagartos para as cobras sem patas.

Uma perna já era visível na camada exterior do fóssil. Agora, estudos com modernos aparelhos de raio x revelaram uma segunda perna que estava escondido na pedra (uma reconstrução 3D dos ossos da perna são mostrados acima).
A estrutura da perna é dobrada no joelho, tem quatro articulações, mas não ossos do pé, semelhante ao dos lagartos terrestres de hoje, o que sugere ancestrais cobras evoluíram em terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário