terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Seguindo o Coelho Branco:

ZION, mundo subterrâneo:

Em Matrix havia uma cidade subterrânea, faz lembrar o mundo subterrâneo em que se encontrava Hades, o senhor das almas.
Podem também ter-se inspirado em Júlio Verne “Viagem ao centro da terra” ou nas teorias da Terra ôca.


Agentes:

Os agentes que perseguem Neo, fazem lembrar os “Homens de negro”, ou agentes da CIA que perseguem quem é contra o sistema, isto lembra os assuntos de conspiração.
Repare ainda quando capturaram Neo, introduziram nele um chip que se tornou numa espécie de crustáceo electrónico (mais tarde Trinity remove-o com um aparelho), isto lembra-me a ideia que a União Europeia teve de implantar o “verichip” nos cidadãos, medida a ser considerada em breve, “identidade digital do cidadão”, em Espanha já há mais de 50.000 pessoas usando o chip (voluntáriamente, em teste). Veja também no meu outro site a página sobre o implante. www.realidadeoculta.com/implante.html

O agente Smith interpretava Neo como sendo um virus, pois Neo conhecia a matrix e era contra o sistema, poderia colocá-los em perigo, tinham que “emiminá-lo”, e o mesmo ocorre na nossa sociedade, quem pensar diferente do sistema, quem falar de conspirações e colocar algo em causa, é perseguido. O Governo oculto, os illuminati, não querem pessoas despertas (como Neo), querem pessoas ignorantes, controláveis, entende?
Arquitecto:

Em “Matrix reloaded” podemos ver um velhote de branco, o criador da Matrix, isso parece uma alusão à Maçonaria, que fala de GADU (Grande Arquitecto do Universo),
E repare: No gnosticismo o arquitecto assemelha-se ao Demiurgo, um deus falso.
Buda al alcançar a liberdade espiritual (Nirvana) estado de iluminação, exclamou “Apanhei-te arquitecto, nunca mais tornarás a construir-me”, ele referia-se ao Ego, criador da falsa realidade em que vivemos.
Nessa cena, Neo estaria fazendo uma viagem interior a seu próprio ego?
Aquele velhote seria uma alusão ao nosso ego, que temos que enfrentar, para sair da realidade ilusória em que vivemos?


Cypher:

Ele é uma alusão a Judas, que traiu Cristo.
Cypher traiu os colegas.
Ele estava cansado de viver na realidade, a comida era péssima, o ambiente, não havia aquele prazer ilusório da matrix, ele queria voltar a viver na matrix, comer aquela comida saborosa (mesmo que ilusória) ter acesso a todos os prazeres, a ilusão era mais saborosa que a realidade, ele queria esquecer tudo e voltar a viver na matrix “ignorância é felicidade” dizia.
Muitas pessoas fazem o mesmo, não querem aceitar certas verdades por serem dolorosas demais, preferem viver felizes na ilusão,mas com menos preocupações.
“Ignorância é felicidade”, ou : olhos que nao vêm, coração que não sente.
Cypher (fonéticamente parece : cífer) repare na semelhança com o nome Lucifer, ( imagine o nome assim: lucypher).



Key Maker ( fazedor-de-chaves ):
Chaves que abrem portas, podem ser chaves para conhecimento, por exemplo em alguns livros de ocultismo "chaves" são segredos, exemplos : "The keys o fsolomon" ( as chaves de Salomão ) ou "clavículas" de Salomão...
Na simbologia esotérica, as chaves representam a iniciação , a habilidade que o iniciado possui para abrir e deslocar-se entre diferentes realidades...
Personagens como S. Pedro ( cristianismo) ou o Janus ( mitologia romana) são representados como portadores da chave...
Neo, ao encontrar o Arquitecto com a ajuda do Chaveiro, é colocado diante da necessidade de escolher entre duas portas..


Persephone:
Na imagem de fundo aparece um "M" será de Maçonaria?

Assim como os Mistérios de Ísis, os Mistérios de Eleusis, na Grécia antiga, também exerceram uma enorme influência no surgimento do gnosticismo.
Dedicados à deusa grega Deméter, os rituais de Eleusis rememoravam `a peregrinação dessa divindade pelo mundo em busca da filha Perséfone, sequestrada por Hades, o Senhor dos Infernos, que a levou para o mundo subterrâneo e tomou-a por esposa.
Foi da filha de Deméter que a mulher do Merovíngio emprestou o seu nome, o que faz do próprio Merovíngio um equivalente do Hades grego.
O mundo subterrâneo onde se localizava o Hades, por sua vez, remete ao mundo subterrâneo onde se localiza Zion em The Matrix.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir