O eterno Fox Mulder chega aos 50
Atuando tanto em papéis na televisão como nos cinemas, o astro David Duchovny se torna um cinqüentão neste sábado (7). Conhecido principalmente como o Agente Fox Mulder de Arquivo X, o nova-iorquino sempre ficou entre as duas mídias.
Filho de uma professora e um jornalista, Duchovny quase seguiu para uma carreira mais próxima da do pai. Mestre em literatura inglesa, David chegou a ganhar prêmios na faculdade por seus trabalhos literários.
No fim dos anos 80, no entanto, ele começou a fazer pontas em propagandas e em filmes pequenos. O conhecimento veio em 1990, quando interpretou um detetive travesti na série Twin Peaks.
Em 1993, ele protagoniza Kalifornia que revela David e o até então desconhecido Brad Pitt. No mesmo ano, um novo programa de TV o torna um ícone. Em Arquivo X, o ator vive Fox Mulder, o agente do FBI que investiga casos paranormais.
Duchovny soube manter o sucesso mesmo fora de Arquivo X, que durou até 2002. Dois anos antes do fim, ele estrelou com Julianne Moore a comédia Evolução, também sobre o sobrenatural.
Atualmente, Duchovny se prepara para a quarta temporada de Californication, que vai ao ar em 2011. Ele também está na comédia Que Família é Essa?, ao lado de Demi Moore.
Desde 1997 David é casado com a atriz Téa Leoni, com quem tem dois filhos. Em 2008, o ator chamou a atenção ao dizer que estava se tratando de seu vício por sexo. Além de atuar, David Duchovny luta boxe, joga basquete e é tri-atleta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário