quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Fotógrafo captura rastro de Estação Espacial e Júpiter em foto de longa exposição:


O fotógrafo britânico Mark Humpage produziu uma foto noturna de longa exposição em que conseguiu capturar as trilhas de luz deixadas pela Estação Espacial Internacional, o planeta Júpiter e estrelas do céu.
Humpage, famoso por suas imagens do céu e de paisagens, aproveitou o clima ameno da Grã-Bretanha para esta época do ano, e acampou durante a noite do último domingo no pátio da igreja de Misterton, em Leicestershire.
"Eu tinha planejado (a foto) neste local há algum tempo e só estava esperando pelas condições ideais - sem nuvens, sem Lua e céu limpo", afirmou o fotógrafo.
"A igreja de Misterton com seu cemitério assustador e esta árvore formam um ótimo primeiro plano", escreveu o fotógrafo em seu website.
"Se você olhar atentamente entre a ponta da torre da igreja e a árvore, você vai ver a Estação Espacial Internacional (EEI) cruzando os arcos dos rastros deixados pelas estrelas", disse Humpage.
Júpiter, por sua vez, deixa o rastro mais brilhante, cruzando atrás da torre da igreja e se dirigindo para o horizonte.
O fotógrafo usou um cabo remoto em sua câmera para fotografar de forma contínua o céu noturno durante um período de 11 horas.
Neste intervalo, Humpage fez 2.700 imagens com uma lente grande angular, que ele usou para formar esta imagem.

domingo, 27 de novembro de 2011

A eterna busca da humanidade por vidas extraterrestres abordando o início dos dados ufológicos:

Procuramos vida extraterrestre há vários anos, mas segundo centenas de ufólogos, as evidências do passado encontradas ao longo dos milhares de anos, confirmam que somos supostamente visitados desde os tempos mais remotos até os dias atuais.

Além dessas evidências, existem também milhares de lendas urbanas, filmagens e fotos que declaram que os extraterrestres “fazem” parte de nossas vidas. Essas evidências de factuais persistem, enquanto as teorias de conspiração continuam a crescer. Infelizmente não temos nenhuma evidência sólida ou concreta de qualquer vida extraterrestre, mas também não temos nenhuma prova contra a vida extraterrestre.

Histórias de encontros com alienígenas começaram a explodir em 1947 com Kenneth Arnold, quando flagrou uma estranha nave sobrevoando Washington. Arnold, que trabalhava para a Central Air Service em Chehalis, partira para Yakima, mas atrasou-se por ter de procurar um grande avião cargueiro da marina que talvez houvesse caído perto da encosta sudoeste do Monte Rainier.

Arnold estava procurando o avião nas adjacências das linhas de crista do monte quando decidiu dar a volta e realizar outra tentativa. Em uma altitude de 2.800 m avistou um DC-4 mais ou menos vinte quilômetros à frente. O céu estava bem claro. Decorreram alguns minutos e, de súbito, Arnold percebeu um clarão brilhante refletido no lado de fora de sua aeronave. Olhou ao seu redor e viu uma fileira de nove aeronaves voando do norte para o sul a uma altitude de cerca de 3.000 m. As naves avançavam rapidamente para a montanha e Arnold estranhou que não tivessem caudas como os jatos Comuns.

A notícia acabou se espalhando e Arnold começou a receber chamadas telefônicas de todas as partes do mundo, dando-lhe apoio. Solicitou ao FBI e as forças armadas que investigasse o fato, mas não obtiveram uma resposta.

Então a história da ufologia começou definitivamente, pois em julho daquele mesmo ano, a primeira página do jornal Roswell Daily Record anunciava a captura de um OVNI em um rancho perto de Roswell, Novo México.

Testemunhas descreveram-no como de forma oval, como se fosse dois pires invertidos e “colados” pelas bordas. Alguns dias depois, Walter Haut, oficial de relações públicas da base área do exército nas imediações da cidade, fez um surpreendente comunicado a imprensa que logo ganhou manchete, declarando que de fato um disco voador fora recuperado em uma fazenda próxima e levado para Roswell Army Air Field. No dia seguinte, numa entrevista coletiva à imprensa, foram apresentados pedaços de um balão aos jornalistas que repercutiram a versão oficial.

Ainda sim, ninguém indagou como foi possível aos oficias militares experientes terem confundido fragmentos delgados de alumínio e pedaços de madeira com os restos de um OVNI, nem se pensou em perguntar como um balão poderia ter produzido a enorme quantidade de detritos que foram encontrados espalhados pelo local.

Cinquenta anos depois, após muita insistência em busca da verdade por parte de ufólogos e uma intensa especulação pela mídia, o Exército foi forçado a retratar sua história e admitir que mentira sobre o desastre. Não se tratava de um balão meteorológico, admitiam os militares, mas de um aparelho ultra-secreto de observação, projetado para espionar os testes nucleares soviéticos.

Mas isso não satisfez os céticos, que citaram o fato de que a história do “disco capturado” fora liberada para divulgação pelo comandante da base, que deveriam estar informados sobre quaisquer testes ultra-secretos na região. Os céticos continuaram convencidos de que o governo e os militares tinham conspirado para encobrir a verdade sobre a queda, para evitar o pânico e ganhar tempo para estudar a tecnologia alienígena.

Área 51

Uma área que centenas de pessoas têm visto e fotografado objetos estranhos ao redor, com manobras e velocidades totalmente incomuns. O governo dos EUA negou a sua existência até alguns anos atrás.

Em 1997 a CIA divulgou um relatório que os milhares de testemunhos de avistamentos de OVNI na área eram na realidade testes militares. No entanto, muitas pessoas acreditam que o governo está escondendo a verdade sobre os extraterrestres nesta Área. Teorias apontam que as tecnologias desenvolvidas na Área 51 não são de projeto humano, mas sim uma engenharia reversa a partir de estudos da nave extraterrestre que caiu em Roswell.

A questão da segurança nacional envolvendo Dreamland é tão complexa que Hollywood satirizou o fato no filme Independence Day quando fez alusão ao fato de que o próprio presidente norte-americano desconhecia sua existência. “Clinton pode saber que ela existe, mas tem apenas vaga idéia do que se faz lá”, declarou o físico e ex-funcionário da área Bob Lazar.

Mas enquanto o governo não revela o que acontece realmente dentro da Área 51, continuemos procurando vida extraterrestre.

Os cientistas encontraram vida onde nós nunca arriscaríamos a dizer, como por exemplo, em água fervente, dentro de rochas, sob o gelo e nas profundezas abissais dos oceanos. Essas formas de vida são chamadas extremófilos, e os cientistas estão estudando-as em busca de pistas do que a vida alienígena poderia parecer.

Para compreender a vida em outros planetas, temos que entender como a vida na Terra se originou e fazer algumas suposições. Desde a nossa vida que é à base de carbono, precisando de água e um planeta em torno de um sol para existir, o ponto de partida para astrobiólogos é similar em sua busca. Entretanto só porque nós humanos precisamos de carbono, água, oxigênio, entre outros, não quer dizer que um extraterrestre necessariamente precise disso, além do mais eles não seriam como nós, assim como nós não somos iguais aos peixes.

Existem mais de 100 bilhões de estrelas só na nossa galáxia, cientistas afirmam que o universo contenha pelo menos um bilhão de galáxias, sendo que a galáxia mais próxima da nossa é Andrômeda. As sondas que foram enviadas viajarão trilhões, quatrilhões (ou mais) de metros, necessitando de 40 mil anos antes de chegar à estrela mais próxima.

SETI

Infelizmente, a busca de vida inteligente está passando por dificuldades financeiras. Tendências atuais de financiamento do governo estão fazendo cada vez mais difícil de localizar o dinheiro para a investigação espacial. The Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI), uma organização sem fins lucrativos, liderando o caminho na busca por vida inteligente, foi forçada a desligar seus telescópios recentemente. Mas, graças a milhares de doadores privados, seus telescópios voltarão à busca do céu noturno.

“WOW” foi um sinal de rádio forte e de faixa de sintonização estreita detectado pelo SETI em 15 de Agosto de 1977. O sinal perfurou marcas esperadas de origem potencialmente não-terrestre e não derivadas do nosso sistema solar. Ele durou 72 segundos e nunca mais foi detectado novamente. Ele tem sido o foco da atenção da mídia quando se fala nos resultados deste órgão de pesquisa alienígena.

Como o dia 11/11/11 está ligado ao apocalipse dos Maias?


Para muitas pessoas, especialmente os numerologistas, uma sequência numérica como esta não é apenas coincidência, mas um sinal espiritual.

Para alguns místicos, a data significa uma ligação profunda com anjos e seres espirituais, com significados ocultos que precisam ser trabalhados para que possamos entender. Algumas instituições usam datas como essas para promover eventos de presságio de boa sorte: a Disney irá sediar 11 casamentos.

Um dos povos mais famosos do mundo, os Maias, também possuem uma ligação “mística” com a data, fazendo sequência ou ligação com suas já conhecidas revelações apocalípticas. O antigo calendário Maia termina no dia 21 de dezembro de 2012, o que alguns imaginam ser uma renovação marcada por um novo olhar espiritual. Outros já o encaram como o fim do mundo.

11 de novembro de 2011 talvez seja uma data com ligação “mística” em relação ao temível dia 21 de dezembro de 2012, pois o Observatório Naval dos EUA calculou que o solstício do inverno de 2012 ocorrerá exatamente as 11:11h no dia 21 de dezembro, de acordo com John Hoopes, estudioso da história do povo Maia, da Universidade do Kansas.

O pesquisador declarou a LiveScience: “Éessencialmente algo baseado na noção de sincronicidade”. Sincronicidade é o ponto chave e nem sempre é uma simples coincidência. As pessoas do mundo moderno possuem tendência para encontrar coisas aleatoriamente, o que não é observado por povos antigos onde a sincronia de diversos pontos e fatos causavam uma crença irrefutável.

Boa parte das crenças e ligações do dia 11/11/11 e o solstício do próximo ano ocorrer as 11:11h se dá pela divulgação de sites (como o www.1111spiritguardians.com) que plantam idéias na cabeça das pessoas que as difundem como verdade.

Segundo o pesquisador, as pessoas costumam ter medo ou aflição quando números causam simbolismos, pois não temos tendência de olhar o relógio quando os ponteiros causam padrões aleatórios e sim quando formam padrões, por exemplo. “As pessoas são mais propensas a olharam o número 11:11 e lembrarem dele do que 4:29”, comentou Hoopes.

Fenômenos como a pareidolia fazem nós humanos encontrarmos imagens de algo palpável onde não existe. Algo semelhante acontece quando você olha para nuvens e jura que está vendo um determinado objeto ou olha para a vidraça de uma janela e tem certeza que aquele borrão é a imagem da Virgem Maria. Previsões estão borbulhando em todo o mundo utilizando a data 11/11/11.

O que de fato o Calendário Maia tem a dizer sobre o dia 11/11/11?

Nada! Por mais que as pessoas procurem entender e divulgar informações soltas sobre interpretações do calendário, nada é claro o suficiente. Segundo Hoopes, o calendário apenas coloca um ponto final na contagem do tempo e nada mais.

“A realidade é que os Maias acompanham ciclos de tempos muito longos e grandes acontecimentos e este grande ciclo iniciou-se 3013 anos antes de Cristo e eles possuíam alguma razão para acreditar que este grande ciclo acabaria ou se completaria no dia 21 de dezembro de 2012”, declarou Hoopes.

O que de fato os Maias pensavam sobre isso? O que isso significou? Quais as conseqüências que a civilização Maia pensou que ocorreria após esta data? Nada disso é bem esclarecido.

Os Maias possuíam um olhar cíclico. Para Hoopes, o fim seria apenas um começo. Mas, começo do que? Ninguém sabe responder ainda com certeza. “Ainda existe um desacordo sobre isso e os principais estudiosos da cultura Maia são céticos”.

O calendário Maia nos tempos modernos

É notável que o burburinho que o famoso calendário cause nas pessoas, advém de uma cultura altamente exótica que chama atenção das pessoas ao redor do mundo, aguçando a espiritualidade das pessoas, pois quem de nós nunca sonhou ou desejou conhecer o destino ou o futuro? Tal curiosidade também se volta para a cultura chinesa, egípcia, etc.

O que mantém tudo aceso nos dias de hoje é a tecnologia. Através da internet é possível perpetuar crenças e trazer medo em quem lê certos textos tendenciosos. “O mundo está mudando por causa dessa transformação da consciência através da rede digital. Eu não ficaria surpreso se no futuro as pessoas olhassem para trás e dissessem que em 2012 aconteceram centenas de coisas ruins com elas por causa do calendário Maia”, finalizou Hoopes.

Vietnamita está dormindo com os restos mortais de sua esposa há sete anos :

O senhor Le Van, um Vietnamita de 57 anos, residente da província central de Quang Nam, está dormindo com os restos mortais de sua esposa. Em visita à sua casa, foi constatado que Van construiu uma espécie de boneca confeccionada através de moldes de gesso contendo os restos mortais de sua esposa, como se fosse um sarcófago.

Van diz que isso é apenas um treinamento, para que sua esposa consiga achar o caminho na hora da próxima encarnação. Ela morreu em 2003, desde então Van começou a dormir do lado do túmulo todas as noites. Após 22 meses com esta prática, seus filhos descobriram e o impediram de repetir tal ato. Desesperado, Van desenterrou em 2004 os restos mortais durante a madrugada, construindo um molde de gesso para abrigar seus ossos.

O governo do Vietnã tenta na justiça obrigá-lo a devolver os ossos para a cova de onde foi retirado.

Brinicle: Filmado pela primeira vez o “Dedo da Morte” em ação na Antártida


Um fenômeno raro na natureza foi filmado pela primeira vez. O “brinicle” congela tudo o que toca, matando várias espécies no fundo do mar.

Pela primeira uma equipe de filmagem da BBC conseguiu captar imagens de um fenômeno raro e difícil de ser registrado, ocorrendo apenas em águas geladas. O “brinicle”, também chamado de "dedo da morte" é na verdade uma espécie de coluna de gelo, formado por salmoura, congelando rapidamente tudo o que toca.

O fenômeno ocorre da seguinte forma: em locais gelados como a Antártida, o congelamento da água salgada não provoca a formação de gelos sólidos como ocorre com a água doce, os famosos icebergs. O que ocorre é a formação de uma estrutura esponjosa com bastante água do mar concentrado de sal, com pequenos canais onde flui salmoura. Em estações de inverno na Antártida, o ar acima dos icebergs pode alcançar uma média de – 20ºC de temperatura. O mesmo não ocorre com a água do mar que fica em torno de – 1,9 ºC.

O calor sai naturalmente dos locais mais quentes, como o fundo do mar, para os mais frios, como o ar acima dos icebergs. Neste processo ocorre o congelamento de colunas, onde existe concentração de sal que acaba entrando pelos canais da coluna congelada, formando um “brinicle”.

Como o “brinicle” é mais denso que a água do mar pela concentração de sal, acaba descendo como se fosse um tornado, lembrando uma nuvem. Como é extremamente gelado, com temperaturas menores do que a água acaba congelando tudo em sua volta, quando toca o chão do mar, inclusive espécies marinhas como as estrelas-do-mar e ouriços que não conseguem escapar pela rapidez do congelamento.

Confira no vídeo abaixo um "brinicle" em ação:

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Arqueólogos acham moedas romanas no Muro das Lamentações

Arqueólogos israelenses descobriram nesta quarta-feira (23) moedas da época dos romanos debaixo do Muro das Lamentações, em Jerusalém, local sagrado para os judeus. As moedas foram cunhadas por volta do ano 25 d.C. e podem mudar as teorias sobre a construção do muro, há cerca de 2 mil anos.
Durante séculos, se pensou que o muro havia sido construído pelo rei Herodes -- que, na tradição cristã, também é considerado infame por seus esforços de caçar o menino Jesus na história original do Natal.
Porém, Herodes morreu em 4 d.C., cerca de 20 anos antes da produção das moedas. Isso indica que o muro foi finalizado por seus sucessores.

Uma das 17 moedas encontradas sob o Muro das Lamentações

Arqueólogo israelense Eli Shukron, à esquerda, mais abaixo, mostra onde foram achadas as moedas

sábado, 19 de novembro de 2011

'Batman' e 'The Flash' enfrentam 'predadores' nas ruas:


Três adolescentes de Chilliwack (Columbia Britânica, Canadá) estão "combatendo o crime" de uma forma inusitada. Eles fingem ser meninas na internet e seduzem homens para sexo ilegal. Marcam encontros. Só que nos locais combinados, os jovens, com 17 e 18 anos, aparecem vestidos de super-heróis: Batman e The Flash. E dão o flagrante!

A ação rendeu uma série de vídeo no Youtube sob o título de "To Troll a Predator" (Trolando um predador).

Autoridades estão preocupadas com a ação dos jovens, e alertam para o perigo de grupos de vigilantes que tentam fazer justiça com as próprias mãos.

Conheça Titanoboa, a cobra-robô que pesa uma tonelada:

A versão final da Titanoboa terá uma aparência um pouco melhor, com pele que simula o animal real. E, se tudo der certo, ela poderá se mover na água.

O especialista em robótica Charlie Brinson quer “reviver” uma cobra extinta há mais de 60 milhões de anos: a Titanoboa, que agora se apresenta como uma cobra-robô de nada menos que 15m de comprimento e que pesa 1t.

Diversos colaboradores participaram do projeto da cobra-robô, mas Brinson diz que ainda faltam detalhes para que ele seja concluído. Segundo o especialista, a versão final terá uma aparência um pouco melhor, com pele que simula o animal real. E, se tudo der certo, a Titanoboa poderá se mover na água.
A Titanoboa deve ganhar um lugar para um condutor assim como a Mondo Spider, uma aranha-robô.

A cobra também vai poder ter um compartimento para que um ser humano a monte e a “dirija”, assim como é possível fazer com a Mondo Spider, uma aranha gigante produzida pelo mesmo grupo – e que, inclusive, parece ser muito mais divertida que a própria Titanoboa.

No final das contas, os dois robôs parecem grandes (talvez até perigosos) brinquedos. Veja no vídeo, o dia em que a Titanoboa conheceu a Mondo Spider.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Cansados das acusações de agressão, pais de criança com doença rara na pele lançam fundo de pesquisa e educação:

Danny e Julie Oldacres, da cidade de Nuneaton, na Inglaterra, são pais do pequeno Jack, que sofre de uma rara doença conhecida como síndrome de Nethertonm. O problema é caracterizado por uma inflamação crônica que deixa a pele com a aparência de queimada. Por isso, o casal foi diversas vezes acusado de agredir a criança por vizinhos e desconhecidos na rua.

Depois de três anos “engolindo” acusações, Danny e Julie decidiram criar o primeiro fundo dedicado a financiar pesquisas sobre a síndrome de Nethertonm, no University College, em Londres. Além das pesquisas, eles pretendem educar as pessoas em relação à doença pouco conhecida. Até agora, já conseguiram arrecadar R$ 40 mil para a causa. Segundo eles, muito mais do que esperavam.

A doença de Jack atinge apenas uma a cada 800 mil pessoas e há apenas 16 casos conhecidos no Reino Unido. “Certa vez uma mulher gritou na rua “Como você pode deixar seu filho no sol por tanto tempo?’”, contou Danny. O pai disse que caminhou até a desconhecida para explicar o problema do filho e ela sequer se desculpou.

De acordo com reportagem do jornal “Daily Mail”, Jack passou os primeiros meses de vida isolado no hospital, porque qualquer bactéria poderia penetrar facilmente na pele dele. O menino teve várias complicações por conta da doença e só agora, com três anos de idade, o problema foi controlado. Os pais já pensam até em matriculá-lo nas escola no próximo ano.

Indiano conhecido como ‘Homem Elefante’ vai fazer operação e pensa em se casar:

O indiano Lalit Ram sempre sonhou em casar e ter filhos. Mas perdeu a conta das vezes que foi rejeitado por possíveis futuras esposas. Sacerdotes locais chegaram a dizer que o indiano nunca conseguiria se casar, por causa da aparência. O jovem de 26 anos sofre de uma condição genética chamada neurofibromatose, o que provoca o desenvolvimento de grandes tumores no rosto.

Por causa da doença, Lalit ganhou o apelido de “Homem Elefante” e é hostilizado por muitos vizinhos. O indiano contou que chegou a tentar cometer suicídio, tomando veneno de rato. Mas há pouco tempo, voltou a sonhar com a possibilidade de formar uma família. Isso porque especialistas ofereceram uma cirurgia gratuita para solucionar o problema de Lalit.

“Eu nunca havia mostrado meu rosto a um médico até agora porque não tenho dinheiro. As pessoas me disseram que nada poderia ser feito no meu caso”, contou, segundo o jornal “The Sun”. De acordo com o médico Vivek Kumar, que vai liderar a operação de Lalit, o jovem não pode ser curado, mas os sintomas da doença (os tumores) podem ser operados. “É um caso grave”, avaliou ele.

A operação será realizada no Hospital Sir Ganga Ram, em Nova Déli, por uma equipe de médicos de diversas especialidades. Mas, de acordo com Vivek Kumar, Lalit ainda corre o risco de ficar cego, se a órbita for afetada. Os cirurgiões se preocupam também com a audição do paciente.

Os tumores de Lalit começaram a crescer na infância, aos poucos. Até se tornarem visíveis, o indiano não sabia da doença. Ele foi apelidado de “Homem Elefante” em referência ao inglês Joseph Merrick, que viveu no século 19 e tinha aparência semelhante.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Americana diz ter flagrado fantasmas fazendo sexo:

Uma casa em Euclid (Ohio, EUA) está despertando grande interesse de caçadores de fantasmas e pesquisadores de atividades paranormais.

Tudo porque a dona da residência, Dianne Carlisle (de cabelo pintado, abaixo), disse ter flagrado dois fantasmas fazendo sexo!

Se for verdade, será uma evolução sem precedentes dos estudos paranormais, disse à Fox o pesquisador David Jones.

"Isso nunca foi reportado antes. Seria interessante saber mais sobre a casa e a irmã falecida de Dianne", afirmou.

Segundo Jones, fantasmas são formados de energia residual e nem sempre representam pessoas mortas.

Pessoas bebem água de túmulo em busca de milagre em MS:

No cemitério Santo Amaro, um dos mais antigos de Campo Grande, dezenas de pessoas frequentaram o local nesta quarta-feira (2), Dia de Finados, mesmo sem ter parentes, amigos ou conhecidos enterrados no local. Um dos túmulos mais procurados, de acordo com a administração do lugar, foi o da menina Fátima Aparecida Vieira, que morreu queimada em 1979, e que segundo os frequentadores tem poderes milagrosos.

O mausoléu tem três jarros repletos com água. Parte dela, segundo acredita a população, jorra do subsolo e tem poder de realizar graças e curar doenças. Como a quantidade é pouca, água de torneira é acrescentada para que todos que passam pelo túmulo possam pegar ou tomar um pouco.

A administração do cemitério afirma que a água dentro do jarro, no túmulo de Fátima, é encanada e própria para beber, mas não soube explicar qual é o sistema que repõe o líquido. Mesmo assim o local reúne pessoas que acreditam nos poderes milagrosos.

História
De acordo com Paulo Eduardo Vieira, irmão de Fátima, a menina tinha 7 anos quando faleceu. Segundo ele, a jovem chegou da escola dizendo que deveria, por orientação da professora, acender uma vela a Nossa Senhora Aparecida para sair bem em uma prova.

A família estava reunida na varanda. Fátima pediu a bênção da mãe e entrou em casa para tirar o uniforme. Contudo, ela se trancou no quarto e fez o que a professora havia pedido.

“De repente minha mãe escutou os gritos de socorro. 'Mãe, está pegando fogo'. Todos entraram correndo para ver o que tinha acontecido. Ela estava trancada no quartinho e não conseguia abrir a porta”, conta o irmão.

A menina passou a chave por baixo da porta e a família conseguiu abri-la. De acordo com Eduardo, Fátima saiu correndo, com parte do corpo queimado, se ajoelhou e pediu perdão a Deus e à mãe pelo que havia feito.

“Minha mãe entrou no quarto para ver se tinha vestígio de fogo, mas só encontrou a vela. Minha tia a abraçou com um lençol e a levou para a Santa Casa”, conta Eduardo. Fátima ficou internada três dias e aparentava estar bem, apesar dos ferimentos. “Ela estava consciente e falando, normal. Foi até uma surpresa porque parecia tudo perfeito”, diz o irmão.

Milagres
A dona de casa Nailde do Amaral cresceu ouvindo da mãe a história da menina Fátima. Ela afirma que a filha foi curada de uma bronquite após tomar a água do túmulo da menina. “Eu precisei de um milagre dela e eu vim, com a minha fé, pois minha filha estava desenganada dos médicos. Levei para casa e, com a água dela, minha filha levantou. Todos os anos, todos os meses e quase toda semana eu estou aqui”, diz.

Jovina Moreira dos Santos aproveitou a visita ao cemitério para pegar um pouco da água. Ela afirma que a filha também teve bronquite e foi curada com o líquido. “Eu vim, rezei, peguei da água, levei, dei para ela e graças a Deus nunca mais ficou doente”, afirma.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Igrejas feitas de ossos celebram os mortos:

Em tempos de Halloween, o encanto por tudo aquilo que é assustador aflora, e o lado oculto da vida sai das sombras para brincar de nos aterrorizar. Que tal então conhecer algumas construções erguidas em torno de um dos temas que mais nos amedronta?
É o caso da igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Capuchinhos, em Roma (foto acima), onde ossos de mais de 4.000 freiras decoram as paredes. Erguida entre os anos de 1500 e 1870, sua arquitetura em estilo barroco e rococó – com três esqueletos completos logo no portão de entrada - serviu de inspiração para o Marquês de Sade.
Já igreja de San Bernardino alle Ossa, em Milão, parece uma igreja como qualquer outra, tanto de fora quanto por dentro. Suas catacumbas, porém, guardam ossadas do século 13, dispostas em forma de crucifixos.

Em um subúrbio da cidade tcheca de Kutna Hora, a capela de Sedlec é feita com os ossos de 70.000 pessoas. Dos chandeliers aos arcos e portas, tudo na igreja construída a partir de 1511 é feito com os restos de cidadãos que morreram na região.

Na Polônia, a mais antiga das igrejas de ossos foi erguida a partir de 1176 na cidade de Kudowa-Zdrój, com restos de combatentes mortos em guerras. Os próprios padres e monges da região deram início à construção da capela Czermna, e são seus ossos que ocupam a parte mais importante da nave central e do altar.


Pouco conhecida dos brasileiros, mas muito popular em Portugal, a Capela dos Ossos é uma das principais atrações do núcleo medieval da cidade de Évora, na região do Alentejo. Construída por franciscanos durante o século 16, ela tem todas as paredes internas feitas com ossos. Dois esqueletos intactos – um de um adulto, outro de uma criança – são mantidos dentro de celas, acorrentados às paredes.
Longe dali, em Lima, o mosteiro de San Francisco serviu de sepulcro para os moradores da cidade até 1808. Atualmente, o local é considerado patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, e suas catacumbas, que guardam passagens secretas para outros edifícios históricos da capital peruana, reservam poços circulares inteiramente revestidos com caveiras e fêmures.