terça-feira, 30 de agosto de 2011

Britânico pesca peixe 'gigante' em rio na Espanha


O pescador britânico John Whittaker, de 45 anos, fisgou um peixe-gato de 84 quilos no rio Ebro, na Espanha, segundo o jornal inglês "Daily Mail".
Whittaker, gerente de uma empresa de construção, tinha ido com os amigos Dave Watkins e Nick Duffield participar da pescaria. Mas, quando fisgou o peixe gigante, eles estavam em um bar.
Segundo ele, seus dois amigos não acreditaram na história. "Quando eu disse o que tinha pego, eles ficaram com a impressão de que fosse um conto de pescador", afirmou Whittaker.
Mas, para provar que pegou o peixe "monstro", Whittaker tirou fotos e as encaminhou para os dois amigos para eles verem com os próprios olhos.
"Foi o melhor dia de pesca da minha vida", destacou ele.

Aparelho que liquefaz cadáveres será usado comercialmente nos EUA:


Um aparelho que transforma cadáveres em líquido começará a ser operado comercialmente nas próximas semanas na Flórida, Estados Unidos. Criado pela companhia Resomation Ltd, com sede na cidade escocesa de Glasgow, o aparelho está sendo comercializado como uma alternativa ecológica para a cremação.
A máquina, batizada de Resomator, foi instalada na funerária Anderson-McQueen, na cidade de St. Petersburg, na Flórida. Segundo a funerária, o aparelho deve começar a ser usado nas próximas semanas.
A tecnologia teve de receber aprovação de legisladores na Flórida. Até agora, sete Estados americanos aprovaram o uso o método.
Há expectativas de que outras unidades entrem em funcionamento em breve em outras cidades nos Estados Unidos e também no Canadá e Europa.
Consciência ecológica
O fabricante diz que o método - que, em linhas gerais, dissolve o cadáver em água quente alcalinizada - produz menos gases associados ao efeito estufa do que a cremação, usa um sétimo da energia e permite a retirada de metais poluentes (como aqueles contidos nas obturações dentárias), evitando que eles venham a contaminar o meio ambiente.
Obturações dentárias queimadas em crematórios seriam responsáveis, na Grã-Bretanha, por 16% das emissões de mercúrio do país. Por conta disso, as empresas do setor estão instalando sistemas de filtragem para tentar alcançar metas de emissão.
"(O método) Resomation foi desenvolvido em resposta à crescente preocupação do público com o meio ambiente", disse o fundador da empresa, Sandy Sullivan, à BBC. "Ele oferece aquela terceira opção, que permite às pessoas expressar suas preocupações de forma positiva e, eu acho, pessoal."
O método envolve a imersão do corpo em uma solução de água e hidróxido de potássio. A solução é pressurizada e aquecida a 180ºC durante no máximo três horas.
Todos os tecidos do cadáver são dissolvidos e o líquido é despejado no sistema de esgotos. Sullivan, formado em bioquímica, disse que testes provaram que o líquido resultante é estéril e não contém DNA. Segundo ele, não há riscos para o meio ambiente.
Após a retirada do líquido, os ossos são colocados em uma outra máquina - usada em crematórios convencionais para esmagar fragmentos de osso e transformá-los em cinzas após a cremação.
Nessa fase do processo, mercúrio e outros metais são recuperados.
Promession
Outro método que também se propõe a oferecer uma alternativa ecológica para a disposição de cadáveres é o chamado Promession, criado pela bióloga sueca Susanne Wiigh-Masak.
Nele, o corpo é congelado a -18ºC, depois imerso em nitrogênio líquido a -196ºC e chacoalhado até que se despedace.
Quaisquer metais presentes no cadáver, como obturações dentárias ou próteses, são extraídos e reciclados. Restos orgânicos são jogados na terra, dando continuidade ao ciclo da vida.
O método Promession já está disponível na Grã-Bretanha.

Menina de 8 anos que não pode suar corre risco de morte em dias quentes:


Para a maioria das famílias, um dia ensolarado na praia é um passeio perfeito. Mas, para os ingleses Wendy Shires e Richard Harpin, isso nem sequer passa pela cabeça – um dia quente pode matar sua filha, Hannah, de 8 anos. A menina sofre de uma desordem genética do tipo displasia ectodérmica, chamada Hay-Wells, que faz com que suas glândulas sudoríparas trabalhem de maneira errada. Isso significa que a garota é incapaz de suar e, por conta disso, o seu corpo absorve todo o calor do ambiente, sem conseguir liberá-lo.

Hannah é uma das oito pessoas no Reino Unido e uma das 30 em todo o mundo que tem a síndrome. Para garantir a sua saúde, os pais da garota cuidam para que ela esteja sempre fresca e, de preferência, em ambientes refrigerados. Wendy e Richard têm sempre consigo um borrifador de água e ventilador portátil. “Ela não pode sair de casa em dias quentes e, quando está no jardim, temos que ter muito cuidado”, contou o pai da menina ao jornal britânico Daily Mail.

Como resultado da doença, Hannah tem pouco cabelo, seus cílios são escassos e seu olho esquerdo nunca abriu-se por completo. Ela também não tem canais lacrimais e precisa de um aparelho auditivo. “Quando ela nasceu, não sabíamos quando algo a incomodava, pois ela é incapaz de chorar”, explicou a mãe ao jornal. A mulher ainda garantiu que a escola onde a menina está matriculada é apta para atender as suas necessidades. “Hannah está começando a se conhecer e saber lidar melhor com a sua condição”, garantiu Wendy. Um questionamento comum da garota é sobre a ausência de cabelo. “Ela pergunta se não tem câncer, aí explico o que é a síndrome de Hay-Wells”, falou a mãe.

O casal tem outra filha, Amelia, de 4 anos, sem nenhum problema. A caçula, ao ver os cuidados com a irmã, costuma perguntar se é especial também. “Aí explicamos que cada uma, à sua maneira, é especial”, disse Wendy.

domingo, 28 de agosto de 2011

Menina nasce com nariz vermelho e passa por cirurgia de três horas para corrigir o problema:


A pequena Connie Lloyd enfrentou três anos de provocações. Todas as vezes que a mãe a levava ao médico, era obrigada a cobrir o rosto da menina, para evitar comentários cruéis. Tudo isso por causa de uma mancha vermelha que o bebê tinha no nariz. Mas, neste ano, depois de uma cirurgia de três horas e meia, Connie finalmente proclamou que ela tinha “um nariz igual ao da mamãe”.

Quando Zara, mãe de Connie, estava com 26 semanas de gravidez, um exame revelou que o bebê tinha uma mancha no nariz. Mas quando a menina nasceu, em setembro de 2008, parecia perfeitamente saudável. Só duas semanas depois, o nariz começou a ficar vermelho e os médicos diagnosticaram que se tratava de um tumor benigno.

Os médicos tentaram frear o crescimento da mancha com medicações. Os pais foram informados que não havia cura para o problema da filha e, caso o nariz sofresse um arranhão sequer, ela poderia sangrar até a morte. Preocupada com a previsão médica, Zara procurou um especialisa em tratamento facial.

Depois de muitos exames, a menina foi operada em março e tudo o que restou foi uma pequena cicatriz no nariz. “É bom não ter de lidar com comentários cruéis mas, com nariz vermelho ou não, Connie sempre foi nossa garotinha perfeita”, disse Zara, aliviada, em entrevista ao jornal “Daily Mail”.

Cubano tem orgulho por ter seis dedos em cada mão e nos pés:


Um cubano conhecido como "Vinte e quatro" tem orgulho por ter dedos extras. Isso mesmo! Yoandri Hernandez Garrido tem seis dedos em cada mão e também nos pés. Para ele, trata-se de uma benção, segundo o jornal “Mail Online”.

"Graças aos meus 24 dedos que sou capaz de viver, porque não tenho emprego fixo", diz o rapaz.

Garrido conta que os dedos extras garantem que ele ganhe a vida, escalando palmeiras para pegar coco, e tirando fotos com turistas que visitam Cuba. Um viajante chegou a pagar para ele US$ 10 por uma foto com ele.

Conhecida como polidactilia, a condição do cubano é relativamente comum. No entanto, é raro encontrar dedos extras tão perfeitos quanto os deles. Olhando rapidamente para as mãos dele fica difícil perceber a diferença. Só mesmo contando.


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Vídeo mostra possível meteoro no céu de cidade peruana:

Um vídeo divulgado por uma emissora peruana mostra o que seria um meteoro rasgando os céus da cidade de Cuzco na tarde da quinta-feira (25). As imagens foram feitas às 14 horas.

As imagens do Canal N, uma rede de televisão a cabo, revelam um objeto caindo em chamas, rumo a uma região florestal afetada pela seca no sul da cidade.

Segundo a emissora, autoridades peruanas fazem buscas na região e conversam com fazendeiros locais para tentar encontrar algum meteorito.

A última vez que os peruanos viram algo parecido foi em 2007, quando um meteorito do tamanho de uma bola de basquete foi encontrado em uma cratera de 13,1 metros de diâmetro na fronteira com a Bolívia.

Fragmentos de níquel, ferro, cobalto e irídio foram achados na rocha, que teve uma idade estimada de 4,5 bilhões de anos -- quase a mesma idade do próprio Sistema Solar.



quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Satélite da Nasa 'flagra' buraco negro engolindo estrela:

Um buraco negro dentro de uma galáxia a 3,9 bilhões de anos-luz de distância da Terra foi "flagrado" por um telescópio da Nasa ao engolir uma estrela que se aproximou demais. Dois estudos sobre o fenômenro foram publicados na edição desta semana da revista "Nature".

O "acidente" cósmico tem causado o envio de raios X à Terra desde março de 2011. A galáxia está localizada na direção da constelação do Dragão. Os gases da estrela acabam sendo "engolidos" e ficam girando na região do buraco negro. Um feixe de partículas é formado no local e um dos lados do feixe está virado em direção da Terra, permitindo que o satélite Swift detecte o fenômeno.

Segundo os astrônomos, os centros da maioria das galáxias possuem buracos negros gigantes - com milhões de vezes a massa do Sol. No caso da Via Láctea, o buraco negro tem uma massa igual a de 4 milhões de sóis. Os dados do Swift mostram que o buraco negro pesquisado é duas vezes maior do que o da nossa galáxia.


Sonda da Nasa descobre 'estrelas' tão frias quanto o corpo humano:


Um grupo de seis estrelas muito frias foi detectado pelo observatório especializado em ondas infravermelhas Wise, da agência espacial norte-americana (Nasa), com temperaturas que variam de 175 até apenas 25 graus Celsius - valor parecido com o medido nos corpos dos humanos.

Conhecidas como anãs Y, essas estrelas são quase impossíveis de serem observados por telescópios ópticos normais. Mas com os dados coletados pelo WISE a partir de ondas infravermelhas, os astrônomos conseguiram descobrir seis anãs Y a 40 anos-luz de distância do Sol. A procura pelas anãs Y durava mais de uma década.

As anãs Y são as mais frias das anãs-marrons, estrelas que são consideras como "falhas" já que não possuem massa suficiente para brilharem como o Sol. No núcleo dessas estrelas os átomos não se fundem e não conseguem gerar luz visível própria. Ao invés disso, elas esfriam e desaparecem com o tempo, apenas soltando raios infravermelhos.

Até agora, a missão WISE já encontrou 100 novas anãs-marrons no espaço.

Estudo sugere descoberta de um planeta feito de diamante:

Um planeta possivelmente feito de diamante foi descoberto por uma equipe internacional de astrônomos, segundo mostra um estudo publicado na edição desta semana da revista "Science". O planeta está próximo a um pulsar, uma estrela com muita massa e com apenas 20 quilômetros de diâmetro - valor comparável ao tamanho de uma cidade.
A descoberta foi feita por um grupo de cientistas liderados por Matthew Bailes, da Universidade Swinburne de Tecnologia, localizada em Melbourne, na Austrália.

O pulsar - que se chama PSR J1719-1438 - consegue girar 10 mil vezes em torno do seu eixo por minuto e possui 1,4 vez a massa do Sol. A chance de "piões de luz própria" como esse terem uma companheira é de 70%.

Conforme o pulsar gira, ele emite um feixe de ondas de rádio que podem ser detectadas por radiotelescópios. Ao analisar o padrão das ondas de rádio vindas de PSR J1719-1438, os cientistas suspeitaram da presença de um planeta no local.

As mudanças provocadas nos pulsos de rádio pela presença do planeta também informaram ao astrônomos sobre a composição do astro. Eles sabem, por exemplo, que a companheira do pulsar não pode ser feita de hidrogênio ou hélio.

Por outro lado, o planeta pode ser composto por carbono e oxigênio. A equipe tem confiança de que a densidade do astro indica que o planeta seria formado por um material em forma de cristais, assim como um diamante.

Os astrônomos acreditam que o planeta de diamante seja, na verdade, o que restou de uma estrela com muita massa no passado, que teve boa parte de sua matéria "sugada" pelo pulsar.

Segundo o grupo, o astro de diamante deve ter menos de 60 mil quilômetros de diâmetro - valor 5 vezes maior que o da Terra. Mas a sua massa é maior que a Júpiter.

Ele completa uma volta ao redor do pulsar em apenas 2 horas e 10 minutos. A distância entre a estrela e o planeta também é pequena: 600 mil quilômetros, valor menor que o raio do Sol. A dupla pertence à Via Láctea e se encontra na direção da constelação da Serpente, distante 4 mil anos-luz da Terra.

No centro, em azul, está o pulsar; o ponto amarelo à direita, dentro da órbita, é o planeta que os cientistas acreditam ser feito de diamante.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Depois de perder os dedos, jovem recupera movimentos da mão com prótese biônica:


Chloe Holmes, de 15 anos, foi a mais jovem da Europa a ganhar dedos biônicos, depois de perdê-los devido a uma septicemia. Seus pais, Sue e Pete, de 41 anos, tiveram que arcar com cerca de 38 mil libras em Wiltshire, na Inglaterra, para realizar o implante de dedos em sua mão esquerda.

A prótese construída pela Touch Bionics, na Escócia, foi feita especialmente para Chloe e é controlada por impulsos elétricos que partem das terminações nervosas de seu braço. Depois de 18 meses de aprendizado, agora a jovem consegue realizar tarefas simples sem ajuda. “Estamos muito felizes, fez muita diferença na vida dela”, conta Sue.
Quando tinha três anos e meio, Chloe, que acabara de pegar sarampo, acabou contraindo septicemia estreptocócica. Chloe passou três meses internada e teve quatro paradas cardíacas. Perdeu todos os dedos da mão esquerda. Ficou apenas com o polegar e parte de um dedo da mão direita.

Atualmente, Chloe está reaprendendo tarefas básicas como usar talheres e escovar os dentes. “Crescer tem sido muito difícil. Não posso praticar esportes e nem segurar nada”, conta a menina. “Agora, o melhor de tudo é poder pegar as coisas. É meio difícil, mas já estou me acostumando”.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Choque de galáxias produz ponto de exclamação gigante no universo:


O universo também produz suas artes. Esse ponto de exclamação cósmico (ou pirulito cósmico gigante de ponta-cabeça) aí em cima foi o resultado da colisão entre duas galáxias – a VV 340 Norte e a VV 340 Sul, localizada a 450 milhões de anos-luz da Terra. Daqui a milhões de anos, essas duas espirais se fundirão. Cientistas acreditam que o mesmo deve ocorrer com a Via Láctea e a Andrômeda, mas isso levaria bilhões, e não milhões, de anos. Os dados foram coletados pelo Telescópio Espacial Hubble e pelo Observatório de Raio-X Chandra da Nasa.

A VV 340 é classificada como uma Galáxia Luminosa Infravermelha (LIRG, em inglês) por causa da emissão intensa de radiação desse tipo. Os cientistas ainda estão tentando entender por que isso acontece, mas o fato é que essas galáxias emitem dezenas de vezes mais energia do que uma galáxia comum. Acredita-se que a fonte dessa energia venha de um buraco negro supermassivo que esteja crescendo ativamente ou de uma intensa explosão de formação estelar. Os dados coletados pelos telescópios apoiam a primeira hipótese: o centro da VV 340 é fortemente obscurecido por poeira e gás, o que pode ser explicado pela presença de um buraco negro.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Astrônomos descobrem planeta mais escuro já encontrado:


Astrônomos norte-americanos publicaram nesta quinta-feira a descoberta do planeta mais escuro já conhecido. O TrES-2b é um planeta gasoso que gira em torno da estrela GSC 03549-02811, a 750 anos-luz da Terra. Seu tamanho é semelhante ao de Júpiter, maior planeta do Sistema Solar. O achado foi feito com dados da sonda Kepler, telescópio da Nasa que estuda planetas distantes.
TrES-2b reflete menos de 1% da luz que incide sobre ele. Isso faz dele mais escuro que qualquer planeta ou lua do Sistema Solar, e também mais preto que o carvão. “TrES-2b é consideravelmente menos refletivo que tinta acrílica preta, então é um planeta realmente alienígena”, afirmou David Kipping, do Centro Harvard-Smithsoniano de Astrofísica, autor do artigo que apresentou os resultados da pesquisa, publicado pela revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

O exoplaneta orbita sua estrela a uma distância de cerca de 5 milhões de quilômetros – como base de comparação, o Sol fica a cerca de 150 milhões de quilômetros da Terra. Isso faz com que a temperatura atinja a marca de 1000ºC, o que influencia a formação da atmosfera. Em vez de nuvens de amônia, ela contém elementos que absorvem luz, como sódio e potássio vaporizados e óxido de titânio.

Ainda assim, a intensidade da escuridão intriga os cientistas. “Não está claro o que é responsável por deixar esse planeta tão extraordinariamente escuro”, reconheceu David Spiegel, da Universidade de Princeton. “Contudo, não é completamente preto. Ele é tão quente que emite um brilho vermelho bem fraco, como uma brasa perto de se apagar ou o rolo de um fogão elétrico”, acrescentou.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Sonda detecta fluxo de água em Marte:

A sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) encontrou evidências de que água corre em Marte durante períodos de calor, divulgou a agência espacial americana (Nasa) nesta quinta-feira (4) em um estudo publicado na revista especializada Science.

As fotografias mostram estruturas escuras e compridas no solo marciano durante a primavera e o verão do planeta. No inverno, elas desaparecem e retornam na primavera seguinte.

“A melhor explicação até agora é o fluxo de água salgada”, afirma o líder do grupo que estudou as imagens, Alfred McEwen, da Universidade do Arizona.

De acordo com os pesquisadores, o fluxo de água explica a formação das estruturas. Se ela for salgada, explica por que congela mais tarde do que seria esperado. Água pura congelaria na temperatura local, mesmo no verão.

A descoberta é o mais perto que os cientistas já chegaram de encontrar água líquida no planeta. Água congelada foi detectada perto da superfície em diversos pontos.

“O programa de exploração de Marte da Nasa continua nos trazendo mais perto de determinar se o planeta vermelho pode abrigar alguma forma de vida”, disse o administrador da agência, Charles Bolden.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Britânica fica 'grávida' a cada refeição:

Kerri Dowdswell intriga os médicos. Antes de uma refeição, ela é uma mulher magra. Depois, aumenta o manequim em dez números!

A mulher de 23 anos, de Cannock (Inglaterra), sofre de um misterioso problema que faz a barriga dela inchar de uma forma descomunal logo após comer, como se ela estivesse em gravidez em estágio adiantado.

Em algumas horas, a barriga volta ao normal.

Mas a estranha ocorrência faz com que Kerri tenha que vestir calça de gestante quando se senta à mesa.

Os médicos tentam há uma década determinar a causa do inchaço. Testes para supostas alergias deram negativo.

"Várias vezes me perguntam se estou para dar à luz, e eu tenho sempre que explicar que o meu 'bebê é uma refeição", disse a britânica ao "Daily Mail".

Segundo Kerri, o inchaço instantâneo não provoca dor.

"É apenas desconfortável e embaraçoso", explicou.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Moto customizada em forma do Alien é assustadora:

Roongrojna Sangwongprisarn, um trabalhador do setor de materiais recicláveis de 54 anos de idade, morador da cidade Bangkok, Tailândia, resolveu criar uma moto personalizada em formato do personagem Alien dos cinemas. E o resultado desse trabalho é simplesmente impressionante.
Roongrojna utilizou materiais reciclados de carros antigos e bicicletas para criar a moto, que mais parece um produto vindo de um estúdio de Hollywood. Todas as peças foram cuidadosamente moldadas pelo seu criador, e o cuidado foi tamanho que o impacto visual da moto a torna um modelo único.
A parte mais interessante é que essas motos customizadas podem ser adquiridas por aqueles que gostaram da proposta a ponto de sair dirigindo um monstro de outro planeta. O designer possui quatro lojas de customização de motos, de nome Ko Art Shop. As motos podem ser exportadas para clientes de todo o mundo, com custos de envio por conta do comprador. As motos podem ser enviadas já prontas, ou se você preferir, pode enviar a sua moto, para que eles realizem a modificação.
Se você estava procurando uma forma de intimidar as pessoas que disputam cada centímetro de asfalto com você no engarrafamento do final do dia, essa é, sem dúvida, a melhor. Ou, se você só quer chamar todas as atenções no meio do mesmo engarrafamento, é só usar uma moto como essas. A criação de Roongrojna Sangwongprisarn é simplesmente espetacular, tanto na proposta, quanto na sua execução, além de ser uma mostra que os materiais recicláveis podem ser muito mais úteis do que você imagina. Basta você usar de uma boa dose de criatividade.