quinta-feira, 30 de junho de 2011

Mais dois casos de pessoas que choram sangue:

Indiana diz que chora sangue em vez de lágrimas:

A jovem Rashida Khatoon virou o centro das atenções em região da Índia por supostamente chorar sangue em vez de lágrimas, segundo o tabloide inglês "The Sun".
"Eu não sinto qualquer dor quando isso acontece, mas é um choque ver sangue em vez de lágrimas", afirmou Rashida.
A jovem foi examinada por médicos em Patna, no nordeste do país, mas eles ainda não sabem o que provoca as lágrimas de sangue.
No entanto, para religiosos do país, trata-se de um milagre. Alguns seguidores têm feito peregrinação até sua casa, oferecendo presentes, de acordo com o jornal.

Adolescente americano chora sangue até três vezes por dia, diz site:

Após uma série de exames, médicos americanos ainda não conseguiram desvendar por que o adolescente Calvino Inman, de 15 anos, chora lágrimas de sangue.
Ele é morador de Rockwood, no estado americano do Tennessee. Sua doença manifestou-se pela primeira vez em maio deste ano.
Todos os exames já realizados não indicaram nenhuma anormalidade, informa o site da CNN.
Barrett Haik, diretor do Instituto de Olhos da Universidade do Tennessee, explica que a hemolacria (chorar sangue) ocorre em pessoas que passaram por trauma extremo ou por algum impacto forte na região da cabeça. Mas o caso de Inman foge a essas explicações. “É realmente raro encontrar um garoto como esse”, disse Haik. “Só uma vez a cada período de muito anos você encontra alguém sem nenhuma causa óbvia para o problema.”
Haik e uma equipe de pesquisadores publicou em 2004 um estudo no “Journal of the American Society of Ophthalmic Plastic and Reconstructive Surgery” em que procuraram especificamente crianças que apresentaram episódios de hemolacria entre fevereiro de 1992 e janeiro de 2003. Só quatro casos foram documentados. Nos quatro casos, as lágrimas de sangue cessaram de um dia para o outro, por conta própria. “É desconcertante, porque, como médicos, gostamos de ter respostas”, lamenta Haik.
James Flemming, outro oftalmologista do instituto, explicou que os médicos vão agora vasculhar todas as possibilidades que possam elucidar o problema de Inman, como coágulos sanguíneos, algum tumor perto dos olhos ou simplesmente uma infecção. Inman também vai passar por avaliação psicológica, para descartar a possibilidade de que ele esteja fingindo, para chamar a atenção.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Menino com rosto peludo ganha cirurgia gratuita:


O chinês An Qi, de 8 anos, está perto de se ver livre dos cabelos que cobrem quase a metade de seu rosto. É que o menino nasceu com uma grande marca de nascença e, conforme ele foi crescendo, começaram a surgir pelos no local. An, que vive na província de Jilin e é criado pelos avós, já sofreu muito por causa do problema, que agora vai ser resolvido graças aos médicos do hospital Min Yi, em Changchun, que vão operá-lo de graça. Como o caso é bastante raro, a cirurgia será feita em partes. Mas os especialistas garantem que, em breve, o garoto terá um rosto novinho em folha.

- Desde muito jovem ele tenta cobrir o rosto com as mãos o tempo todo. Ele não gostava de ir para o berçário porque as outras crianças o chamavam de macaco ou de menino cabeludo - contou o avô de An, Fan Jingzue, segundo o site “Orange News”.

Médicos investigam caso de garota que ‘chora’ sangue no interior de SP:


O caso da adolescente cearense que afirma sangrar pelos olhos quando fica nervosa, triste ou ansiosa está sendo investigado por médicos paulistas. Em Meridiano, no interior de São Paulo, onde a estudante mora há dois meses, ela é conhecida pela população como ‘a garota que chora sangue’. A jovem também relata que sangra em outras partes do corpo. O Hemocentro do Hospital de Base de São José do Rio Preto apura se esses sangramentos são decorrentes de uma coagulopatia (distúrbios da coagulação sanguínea) ou problemas emocionais. Um tipo de tumor é a hipótese mais remota. Só após o resultado dos testes a que ela será submetida será possível definir um tratamento.

Um médico de Meridiano, município de quase 5 mil habitantes, e o prefeito da cidade afirmam ao G1 terem visto o sangramento em Débora Oliveira dos Santos, de 17 anos. A mãe da estudante, que deixou o Ceará com a família em busca de um tratamento para a filha no estado de São Paulo, confirma a história. A prima encaminhou fotos que mostram os olhos da jovem sangrando. Um vídeo também foi postado na internet e exibe uma das crises da garota.

“Eu me controlo para não chorar. Não posso me exaltar bastante porque vou sangrar. Eu ainda não me acostumei. É muito chato eu não poder me expressar. Vou fazer prova, fico nervosa, choro e sai sangue. Alguns meninos e meninas ficam assustados e sentem nojo. Ficam longe de mim. Então eu fico meio que isolada dos demais. A minha sorte é que os professores são a melhor coisa da escola”, diz Débora.
Débora conta que eventualmente falta às aulas quando ocorrem os sangramentos. “Há algumas semanas minha camiseta começou a ficar manchada na altura dos mamilos. Quando vi, estava sangrando. É horrível. Quando vou às aulas agora, uso algodão e sutiãs bem alcochoados”, diz a aluna da Escola Estadual Donato Marcelo Balbo.

Envergonhada, a garota conta que seu passatempo é ler livros ou jogar vôlei com os irmãos. “Adoro ler a saga do Crepúsculo. Também sou fã do jogador Giba, da seleção de vôlei. Acompanho todos os jogos do Brasil pela TV. Gostaria de conhecê-lo um dia, mas tenho vergonha porque tenho esse problema de sangramento e não gostaria de sangrar na frente dele. Mas soube que ele também teve um problema no sangue na infância [leucemia] e se curou”, afirma a jovem, que quer ser professora de história.

Parentes contam que Débora começou a sangrar com 14 anos, quando trabalhava como babá e foi agredida por sua patroa no Ceará. Os sangramentos eram somente nos ouvidos e nariz.

Em novembro, a menina passou a sangrar também pelos olhos, couro cabeludo e mamilos, segundo a dona de casa Maria Gorete Oliveira dos Santos, de 43 anos, mãe da garota. E piorou quando o marido dela morreu afogado em maio, no Ceará, tentando salvar um dos filhos. “Foi a vez que Débora mais chorou e sangrou. Precisou ser internada porque já estava entrando num quadro de hemorragia”, conta Maria Gorete.

De acordo com a família da adolescente, em Fortaleza os médicos suspeitaram de púrpura trombocitopenica idiopática (PTI), doença relacionada à coagulação do sangue, caracterizada pela diminuição do número de plaquetas. A PTI, que também pode ser chamada de púrpura trombocitopenica imunológica, quando estiver relacionada ao aparecimento de anticorpos que destroem as plaquetas, provoca sangramentos.

Os médicos cearenses prescreveram Transamin e Dexametasona para Débora tomar, segundo os parentes. Os medicamentos continuam sendo ministrados para controlar a coagulação sanguínea. Apesar disso, os remédios não acabaram com os sangramentos, segundo Maria Gorete.

“Como no Ceará os médicos não souberam dizer o que minha filha tem direito, e os remédios não trouxeram a cura, saí de lá e vim para São Paulo. Foram os próprios médicos cearenses que me disseram para vir a São Paulo tentar buscar alguma resposta para saber o que minha filha tem. Também falaram que pode ser algo emocional porque a menina apanhou da ex-patroa. Estou confusa. Tenho parentes aqui que me disseram que os médicos paulistas poderiam ajudar no caso da menina e vim em busca de uma resposta e um tratamento para ela”, diz Maria Gorete, que está morando numa casa em Meridiano com mais cinco filhos. O aluguel é pago por seus parentes.

Meridiano
Em Meridiano, um clínico-geral diz ter ficado "abismado" ao ver a jovem entrar no seu consultório. “Fiquei abismado quando vi o sangue escorrer pelos olhos dela porque ela aparentemente não tinha causa externa de arranhadura. Me indagava de onde vinha aquele sangramento”, afirma o médico Orlando Cândido Rosa Filho.

O prefeito de Meridiano, José Torrente (PTB), diz que a sua administração fará o que for possível por Débora. Ele conta que também ficou assustado ao saber do caso.

“Eu nunca vi igual, saía sangue do olho, cabelo, para todo lado. É um trem que nunca vi. É um trem esquisito. Ela se enervou e foi no banco da pracinha e chorou. Mas em vez de sair água saiu sangue. Se assustaram e ligaram para minha esposa, que socorreu. Isso aconteceu mesmo. Achei que fosse menstruação, mas que ao invés de sair por baixo saía pelos olhos. É incrível. Todo mundo se assustou”, diz o prefeito, que está oferecendo o medicamento para a garota.

A prima de Débora, Diana Viana de Oliveira, de 25 anos, técnica em enfermagem no Posto de Saúde de Meridiano, afirma que seus parentes que vieram do Ceará não têm muitos recursos. “Minha tia e meus primos ainda procuram emprego aqui. Alugamos uma casinha para eles, mas eles não possuem móveis, roupas”, diz Diana.

De acordo com Diana, enquanto algumas pessoas se sensibilizaram com o caso de Débora e a ajudam com mantimentos, outras, no entanto, acham que os sangramentos são decorrentes de falta de espiritualidade. “Já chegaram a mandar minha prima rezar muito. Mas ela é evangélica e ora todos os dias. Só não tem ido muito à igreja por causa do preconceito de alguns”, diz.

Hematologista
Procurado para comentar o caso de Débora, o hematologista Paulo Antonio Zola, patologista clínico e hematologista do Hemocentro do Hospital de Base de São José do Rio Preto, afirma que a adolescente será submetida a um mielograma, exame para investigar se a medula óssea tem algum problema na fabricação das células sanguíneas.

Segundo Zola, que não viu a jovem sangrar, quando as plaquestas deixam de coagular o sangue, há sangramentos por várias partes do corpo. “Sai por todo lugar, pelo nariz, gengiva, boca, urina. Não é que ela chora sangue, a lágrima vem com sangue. A saliva sai com sangue. Sai sangue da gengiva, ouvido, sai sangue do olho, intestino etc. Porque todo nosso corpo tem coagulação. Onde tem coagulação sai sangue. É incorreto afirmar que a paciente chora sangue. Ele chora lágrimas com sangue. Lágrimas maculadas com glóbulos vermelhos."

De acordo com o médico, há registros de outros casos parecidos com os sintomas dos de Débora no Brasil e no mundo. Por esse motivo, é necessário analisar os exames que ela já realizou. “Os médicos cearenses fizeram um ótimo trabalho. O mais provável é que Débora tenha coagulopatia como causa do sangramento, mas também tem de ser investigado esse histórico dela de um possível problema emocional. Se nenhuma dessas hipóteses for comprovada, ela terá de ser submetida a uma tomografia para saber se tem câncer em alguma parte do corpo."

Parentes afirmam que Débora já havia feito tomografia e nada tinha sido detectado.

Caso fique comprovado que ela tenha uma PTI, por exemplo, Zola sugere tratá-la até com quimioterapia. "A quimio não é usada só para tratamentos de câncer. Em último caso, existe a possibilidade de esplenectomia, que é a retirada do baço. Ele é o filtro das células e destrói as plaquetas do sangue quando as células estão alteradas.”

Débora fará o exame no dia 4 de julho. Até lá, a jovem continuará passando por tratamento psicológico e tomando remédios para controlar a ansiedade e nervosismo. “Chorar? Não quero. Não posso chorar nem de alegria. Senão é sangue para todo o lado”, diz.

domingo, 26 de junho de 2011

A importância da antimatéria:

Os instrumentos utilizados no Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN) em experiências de física são destinados a resolver enigmas do universo e da matéria. Porém, às vezes, os detectores muito sensíveis desenvolvidos ali, perto de Genebra, dão origem a subprodutos úteis como novos instrumentos cirúrgicos e de diagnóstico.

Inglês filma supostos óvnis à luz do dia sobrevoando Londres:

Uma gravação feita no centro de Londres em plena luz do dia tem intrigado os ingleses. Ela mostra supostos óvnis sobrevoando a capital.

O vídeo foi postado no Youtube na sexta-feira (24). O que aparentam ser pontos de luz aparecem voando em alta velocidade e em grande altitude, em diferentes direções e repetidas vezes. Depois, um objeto maior, também mais claro, parece surgir de trás de uma nuvem e girar no céu antes de sumir. Veja o vídeo.

"Demorou quase uma semana até que eu conseguisse... Mas finalmente consegui filmá-los durante um dia de céu aberto, e até fiz um close. (...) Alguém pode explicar o que poderiam ser essas luzes, por favor?", diz a descrição do vídeo.

Várias outras pessoas aparecem na rua também observando e até filmando os supostos ovnis, que ainda não tiveram sua origem explicada. Os 'óvnis' já tiveram mais de 66 mil "views" na página de vídeos.

Nova tecnologia de leitura cerebral permite interagir com filmes e até escolher seu final:

O cinema costumava ser uma arte autoritária — cabia à plateia assistir e, no máximo, gostar ou não. Mas uma nova tecnologia da companhia britânica Myndplay mudou essa relação: agora, “a força da mente” do espectador pode definir o final da história.

Para isso, o usuário usa uma espécie de fone de ouvido que capta e analisa suas ondas cerebrais (veja no infográfico). Dependendo do estado mental do espectador, o filme muda de rumo. “É um novo gênero, que mistura filmes e videogames. Você não escolhe só o final, mas interage com a narrativa desde o começo”, diz Tre Azam, diretor do projeto, que deu origem à Myndplay.

A companhia produz os filmes, que podem ser baixados em seu site por menos de US$ 2. Até agora, já foram 12 longas, de gêneros como terror e aventura. “Temos filmes com até dez alternativas de enredo”, diz Tre.

Por enquanto, o Myndplay não consegue analisar sentimentos complexos como alegria e tristeza, mas só o foco e o relaxamento do espectador. Ao combinar esses dois resultados, pode inferir outras emoções, como raiva, frustração e indiferença para modificar roteiros. No terror Paranormal Mynd (Mente Paranormal), se o espectador mantiver-se calmo e focado, consegue que duas meninas na trama sejam exorcizadas. Se não, elas morrem. Já o filme de ação Bullet Dodger (Desviando de Balas), que conta a história de um gângster britânico, se o usuário expressar reação de medo dos vilões, o parceiro do protagonista é baleado.

O próximo passo é testar a nova tecnologia no campo da antiga: uma sala lotada. “Ao dividir a plateia em dois grupos, poderemos fazê-los competirem para ver quem vai dominar o rumo da história.” Breve, em um cinema perto de você.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Cientistas criam expansão de memória para o cérebro humano:

Quem nunca quis imitar o Keanu Reeves em Matrix, adquirindo uma habilidade nova com apenas um download direto no cérebro? Pois parece que essa tecnologia não está tão longe da nossa realidade. Cientistas norte-americanos, da Universidade do Sul da Califórnia (USC), divulgaram na última sexta-feira uma pesquisa na qual implantaram chips em ratos que, instantaneamente, adquiriram novos aprendizados.

Liderado pelo Dr. Theodore Berger, o grupo de cientistas da Escola de Engenharia Viterbi, da USC, construiu um microchip protético que utiliza eletrodos para melhorar e expandir as habilidades da memória. Como é capaz de armazenar dados, ele funciona quase como uma memória eletrônica que pode ser acessada pelo cérebro, tornando possível aprender mais e melhor.

De acordo com o Dr. Berger o mecanismo mostra que "com informações suficientes sobre os códigos neurais da memória, uma prótese neural capaz de identificação e manipulação do processo de codificação em tempo real pode restaurar e até melhorar os processos cognitivos mnemônicos". E o processo é até capaz de "desaprender": "desligue o interruptor e o rato esquece", afirma o cientista.

A pesquisa, chamada de "Uma prótese cortical neural para restaurar e melhorar a memória", foi publicada no Jornal de Engenharia Neural e contou com a ajuda de cientistas da Universidade de Wake Forest. Após a primeira fase com ratos, a meta agora é reproduzir os resultados em macacos e, eventualmente, em humanos.

Dr. Theodore Berger

Mas antes que você pense em aprender Jiu-jitsu ou finalmente se tornar capaz de entender o diálogo com o Arquiteto em Matrix Reloaded, saiba que o estudo tem aplicações bem mais nobres. Com a prótese eletrônica, pessoas com problemas de memória - afetadas pelo Alzheimer ou mesmo vítimas de acidentes com perda de massa encefálica - podem recuperar habilidades neurais.

domingo, 19 de junho de 2011

Super-rotina: confira o ensaio dos heróis da HQ fazendo suas atividades diárias:

O fotógrafo Gregg Segal, que há anos contribui para revistas como Time, Fortune, Esquire, National Geographic e GQ, decidiu fazer algo diferente. Pensando nas pessoas que se fantasiam de super-heróis nas ruas de Hollywood, ele decidiu fazer um ensaio que mostrasse esses seres tão poderosos em casa, fazendo suas atividades rotineiras.

O resultado inusitado acabou agradando os fãs, que se divertiram com cenas como o Super-Homem limpando a privada, o Batman malhando, o Incrível Hulk cuidando do jardim, a Mulher-Maravilha levando o lixo para fora e até mesmo o Homem-Aranha pendurando roupas recém-lavadas.Nada comum para personagens tão acostumados a combater o crime e salvar o mundo!














sábado, 18 de junho de 2011

Implante eletrônico no cérebro pode melhorar a sua memória:


Uma das coisas que vimos em alguns filmes de ficção científica e que projetamos para o nosso futuro é a cirurgia de implante cerebral, que pode melhorar a nossa vida de várias formas. Seja para oferecer a visão aos deficientes visuais, ou para permitir que você consiga assistir as 10 temporadas da sua série preferida sem precisar de uma TV, implantar um chip para aumento da capacidade cerebral pode ser a solução de boa parte dos nossos problemas. E parece que estamos um pouco mais próximos dessa realidade.

Pesquisadores da Wake Forest University e da Universidade do Sul da Califórnia criaram um implante cerebral que ajuda a aumentar as funções do cérebro responsáveis pela memória. Essa inovação pode ser o passo inicial para o desenvolvimento de neuropróteres, que podem ajudar no tratamento de vítimas de demência, AVC e outras lesões cerebrais.

Embora ainda exista um longo caminho para que a tecnologia seja testada em seres humanos, o estudo mostra que, pela primeira vez, uma função cognitiva pode ser melhorada com um dispositivo que imita os padrões de comunicação dos neurônios. Nos últimos anos, chips semelhantes foram implantados em pessoas paralisadas, que conseguiam mover próteses ou um cursor do computador, através da força do pensamento.

Nesse novo projeto, os pesquisadores usaram as mesmas técnicas para ler a atividade neural de ratos de laboratório. Mas, dessa vez, eles traduziram os sinais internamente, para melhorar a função cerebral, ao invés de ativar funções do corpo.

Na série de experimentos, os ratos foram treinados para lembrar qual das duas alavancas idênticas eles deveriam pressionar para receber água. A tarefa era repetida, mas em cada rotina, eles tinham que lembrar qual alavanca apareceu primeiro, para fazer a mesma escolha em um momento posterior.

Para isso, os ratos tiveram uma matriz de pequenos eletrodos implantados em seu cérebro, em uma região próxima ao hipocampo, que é um setor fundamental para a formação de memórias recentes, nos ratos e nos humanos. Com isso, eles armazenavam a informação, e transmitiam o sinal para o computador, que mostrava que, conforme o progresso do experimento, a capacidade de memorização do rato aumentava.

Por fim, para efeitos práticos, os pesquisadores usaram uma droga para “desligar” o efeito do chip. Nos ratos que não estavam com o chip conectado, eles não conseguiam se lembrar qual alavanca deveria puxar para receber a água, e suas memórias recentes desapareciam em 40% após um tempo de distração. Já nos ratos com o chip, apenas 10% das memórias recentes eram perdidas, no mesmo período de distração.

Enquanto isso em um Universo paralelo:

Empresa alemã exibe baratas comestíveis em feira de animais:


A empresa alemã "Der Schabenkoenig" ("O Rei Barata", em alemão) exibiu nesta sexta-feira (17) um produto peculiar em uma feira de animais de estimação em Frankfurt. A companhia oferece baratas comestíveis, e houve até quem provasse o "petisco" ali na hora.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Australiano faz moto voadora:

Seus sonhos de ficção científica foram atendidos, Chris Malloy diz tem construído a primeira moto voadora de que se tem notícia fora dos filmes. O australiano mostra em seu site um veículo de 110 quilos, graças a uma estrutura de fibra de carbono, capaz de carregar até 270 quilos pelos ares.

A Hoverbike pode atingir até 3 mil metros de altura e uma velocidade de 270 km/h, segundo seu criador. Por enquanto, o produto vai continuar na imaginação, porque o australiano ainda não fabricou peças para serem comercializadas. Por enquanto é só um protótipo preso por alguns cabos que voou a poucos centímetros do chão.

Chris está trabalhando para tornar o veículo viável. Nas atuais condições, o designer calcula que a Hoverbike deve sair por US$ 40 mil. Se ele receber mil encomendas, o preço poderia baixar.

Carne feita de fezes humana:

Para os que querem emagrecer ou para quem é vegetariano, carne de soja pode não ser uma opção, devido ao gosto considerado ruim por muitos. O cientista japonês Mitsuyuki Ikeda criou em laboratório uma terceira via: a carne feita de excremento humano. Sim, você leu certo. Excremento.
Difícil não se chocar com o conceito do Dr. Ikeda, mas ele não criou a “carne” como um experimento. O cientista japonês quer que sua comida seja comercializada regularmente, vire um produto disponível a todos. Melhor explicar como a “carne de cocô” é feita: Ikeda pega placas de lodo do esgoto, que contêm muitas fezes humanas. Delas ele retira as proteínas e os lipídios, que passam por um processo intenso de calor no qual todas as bactérias vivas morrem. À mistura, é adicionado um intensificador de reação. Para que o produto final tenha gosto de carne, coloca-se proteína de soja e molho de carne (normal). O vídeo abaixo (em inglês) conta de forma bem resumida o processo todo.

Dr. Ikeda teve um motivo para desenvolver essa nova “carne”. Cientista membro do Centro de Avaliação Ambiental da cidade japonesa de Okayama, Mitsuyuki Ikeda quis inventar uma maneira de reciclar o uso de proteína para que a necessidade da carne bovina seja diminuída – o metano solto pelos animais em rebanho representa nada menos que 18% dos gases que causam o efeito estufa.

Ao fim do processo, a comida de Ikeda é formada por 635 de proteínas, 25% carboidratos, 3% de lipídios e 9% de minerais. Custa de 10 a 20 vezes mais que a carne normal que comparmos no açougue. Isso acontece porque o alto custo da pesquisa está embutido no preço do produto, mas a esperança de Ikeda é que ela passe a ser comercializada em larga escala e garante que terá o preço igual ao da “carne tradicional”.

Jornalista fotografa OVNI na Argentina:


O jornalista argentino Néstor Sánchez fotografou um objeto voador não identificado a 180 km da cidade de Salta, no último dia 1º de junho. Calcula-se que, no momento da imagem, o objeto estivesse a 3.200 metros do chão.

Mas a foto não foi intencional. Sanchez viajava com um grupo de pessoas pela rodovia Ruta Nacional 51, em direção ao Chile, enquanto fotografava a paisagem com sua Nikon D90. O objeto passou tão rápido que o jornalista só percebeu que havia registrado algo estranho quando viu as imagens mais tarde.

Primeiramente, ele acreditou ser um avião da Força Aérea do Chile, que costuma sobrevoar aquela área. “Mas não era: o objeto é circular, sólido, de aparência metálica e, embaixo do seu corpo central, existem dois núcleos diferentes menores. Realmente impressionante.”, conta Sanchez, que se dizia cético sobre o assunto antes de capturar a foto.

Homem encontra rosto de Gandhi em Marte; veja foto:

Quando a missão européia Mars Express divulga imagens da superfície de Marte, esperamos encontrar crateras e montanhas, mas nunca um rosto familiar. No entanto, o italiano Matteo Lanneo viu o perfil de Gandhi no planeta. Sim, você leu bem, o homem reconheceu as feições do líder indiano na crosta marciana. Observe a imagem abaixo e tente enxergar a mesma coisa.

O italiano, não é astrônomo, apenas um entusiasta da exploração espacial. Ele foi a mesma pessoa que diz ter visto vegetação, entradas para túneis subterrâneos e ruínas de uma cidade em Marte há algumas semanas, de acordo com o Live Science.

E não é primeira vez que um rosto conhecido foi avistado no planeta vermelho. Em 1976, o satélite Viking I da Nasa capturou uma fotografia onde um rosto parecia saltar do solo de Marte. Só em 2010, imagens feitas pela câmera de alta resolução HiRISE revelaram que a face nada mais era do que uma grande colina. Veja

Procurar por objetos ou rostos conhecidos em ambientes desconhecidos é conhecido como pareidolia. O fenômeno acontece porque nosso cérebro procura semelhanças com coisas que já estamos habituados para conseguir assimilar melhor ambientes ou situações novas. É como quando buscamos formatos em nuvens ou rostos familiares em uma cidade nova.

Galáxias antigas 'escondem' primeiros buracos negros, diz estudo:

Os primeiros buracos negros do Universo estão escondidos atrás de uma densa nuvem de gás e poeira e, por isso, são difíceis de serem detectados, afirma um estudo publicado nesta quinta-feira (16) na revista científica “Nature”.

Os chamados "buracos negros supermaciços" são encontrados no centro das galáxias atuais, com mais ou menos a mesma idade da nossa, a Via Láctea. Até agora, no entanto, os astrônomos não conseguiam detectar a presença deles nas primeiras galáxias do Cosmos, aquelas formadas logo após o Big Bang. Por isso, eles acreditavam que os dois -- buracos negros e galáxias -- se desenvolviam separadamente e só depois, gradualmente, se ligavam.

Agora, a pesquisa feita na Universidade do Havaí mostra que essa ligação já existia desde os primeiros milhares de anos da formação do Universo.

A descoberta é importante porque muda o entendimento da formação do Cosmos, segundo o autor principal do estudo, Ezequiel Treister. "Por que essa conexão acontece, não sabemos", disse.
Composição de imagens feitas pelos telescópios Hubble e Chandra. Em destaque, as primeiras galáxias do Universo

Lâmpada misteriosa está acesa há 110 anos nos EUA:


Uma lâmpada em uma central de bombeiros na Califórnia está acesa há 110 anos e ninguém sabe como ou por que ela ainda não parou de funcionar.

A lâmpada foi acesa em 1901 na cidade de Livermore, norte da Califórnia e foi apagada apenas por alguns cortes de energia e a mudança de prédio dos bombeiros em 1976.

A lâmpada famosa e misteriosa tem até um comitê formado em seu centenário. O presidente é o chefe de divisão dos bombeiros aposentado, Lynn Owens. 'Ninguém sabe como é possível uma lâmpada funcionar por tanto tempo', disse Owens.
Ele acrescenta que a corrente baixa que alimenta a lâmpada de 60 watts pode ter prolongado sua vida, mas ninguém descobriu porque ela continua brilhando. E Owens afirma que cientistas de todos os Estados Unidos já foram ver a lâmpada. A lâmpada entrou para o livro Guinness World Record e já virou atração turística de Livermore.

"A lâmpada foi criada por um inventor chamado Adolphe Chaillet, que foi convidado pelo governo do Estado de Ohio para fundar uma fábrica de lâmpadas no século dezenove. Ele aceitou o convite e criou uma lâmpada especial", um presente para os bombeiros, afirmou Steve Bunn, que faz parte do comitê do centenário.

Bunn disse que, no começo pensou que a lâmpada centenária era um objeto comum, mas depois descobriu que ela custou muito mais do que as outras e sua fabricação, à mão, deu muito mais trabalho.

E a lâmpada famosa já demonstra isto na aparência de seus filamentos. "A primeira coisa que fiz quando olhei para cima foi notar que o filamento escrevia a palavra 'no' (não, em inglês). Mas, então, olhei de outro jeito e vi que de fato ela dizia 'on', (ligada em inglês)", conta Steve Bunn. Os 110 anos da lâmpada dos bombeiros de Livermore são comemorados em junho.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Armadura original do Homem de Ferro vira uniforme de trabalho na China:


Um homem chinês virou sucesso na internet após aparecer em seu escritório vestido como o Homem de Ferro. Foi ele mesmo quem criou a armadura em casa, quem, embora não pareça, foi feita com espuma, mas pesa 50kg.

Wang Xiaokang (25) conta que quando decidiu levar sua criação para o trabalho, os seguranças inicialmente não o deixaram entrar. Mas, depois de mostrar a credencial, foi autorizado a entrar no edifício, onde esperou os colegas chegarem para ver sua reação.

“Nenhum colega de trabalho sabia da minha missão, por isso alguns deles até congelaram ao me ver se aproximando”, disse Xiaokang. “Alguns, inclusive, estavam gritando de medo”, completou.

Xiaokang começou a construir a fantasia no final de fevereiro e levou cerca de três meses para concluir. O custo foi de cerca de US$ 450, no entanto, para ele o esforço e o dinheiro gasto valeram a pena, pois recebeu elogios do chefe e das mulheres do escritório. Algumas, inclusive, acabaram se interessando por ele por causa disso. "Elas disseram que eu sou um homem alegre e criativo, e que queriam me conhecer", contou.

Xiaokang publicou em seu site pessoal que está trabalhando na construção de um modelo tradicional do Homem de Ferro, com as cores vermelho e amarelo.

Rara doença genética impede garoto de sentir dor:



Uma queda ali, um arranhão aqui. Machucados fazem parte da rotina das crianças e os pais – não tem jeito – tem que se acostumar com isso. Mas para os ingleses Mark e Stephanie Hodgkiss, a situação é bem mais complicada.

Eles são pais de Josh Hodgkiss, 3 anos, que sofre de uma doença rara que o impede de sentir dor e, por isso, ele se fere muito mais do que a maioria das crianças. Josh já cortou a língua ao meio com uma mordida, socou seu próprio olho e já arrancou a unha do dedão do pé com pregos.

O garoto sofre de uma desordem genética rara chamada de síndrome de smith-magenis, que atinge 1 a cada 25 mil crianças. Além de não sentir dor, Josh não tem noção de perigo e dorme quando todos estão acordados e desperta quando as pessoas dormem, devido a uma inversão nos hormônios.

Seus pais Mark e Stephanie tiveram que adaptar a casa para garantir a segurança do filho. Instalaram luzes sensoriais e criaram um espaço todo acolchoado para impedir que ele se machuque. “Dia desses, Josh saiu do banheiro e vi que tudo estava sujo de sangue. Ele tinha cortado a sua língua ao meio, mas não percebeu e foi assistir à televisão”, contou a mãe Stephanie ao jornal britânico Daily Mail.

Apesar da doença, Josh frequenta uma escola especial e vai muito bem. Os médicos esperam que encontrar um tratamento para amenizar os sintomas e permitir que o garoto leve uma vida mais normal.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Relógios digitais na Sicília andam misteriosamente para trás:

Na última semana ocorreu um fenômeno "misterioso" na Sicília (Itália). Vários relógios digitais passaram a andar para trás na ilha. Muitos deles voltaram 15 minutos no tempo, segundo o jornal "La Repubblica".Uma das "vítimas" foi Francesco Nicosia (foto).

As explicações variaram desde interferência alienígena, passando por poltergeist, atividade do vulcão Etna até explosões solares. A explicação mais plausível: problemas elétricos causados por cabos subterrâneos.

Um robô na latinha de cerveja:


Se você é daquelas pessoas que sempre fica com vontade de tomar aquela cervejinha sentado no sofá, mas tem preguiça de levantar e ir até a geladeira, vai adorar a invenção do Ron Tajima.

Ele transformou uma lata de cerveja em um robô controlado por um controle do videogame Wii. Uma verdadeira cerveja Transformer. Com aperfeiçoamento (como deixar a cerveja dentro da latinha e não deixá-la choca ai se balançar), será muito útil quando cerveja for até você e não precisar mais procurá-la dentro da geladeira.

Hipnose pode ajudar anestesia local em cirurgias de câncer e tireoide:


Uma combinação de hipnose e anestesia local para determinados tipos de cirurgia pode ajudar na cura de pacientes e reduzir tanto o uso de medicamentos quanto o tempo de internação em hospitais. Essa é o resultado de um estudo belga apresentado no domingo (12) durante o congresso anual da Sociedade Europeia de Anestesiologia, em Amsterdã, na Holanda.

Os cientistas avaliaram o impacto do emprego de anestesia local e hipnose em operações de certos tipos de câncer de mama e tireoidectomia (remoção total ou parcial da glândula tireoide). A técnica também pode evitar a recorrência de tumores e metástases.
A redução da percepção da dor e o conforto do paciente são garantidos, de acordo com a professora Fabienne Roelants, que liderou o trabalho ao lado da dra. Christine Watremez, ambas da Clínica Universitária Saint-Luc, em Bruxelas, que faz um quarto das operações de mama e um terço das de tireoide por esse método.

Para hipnotizar o paciente, um hipnoterapeuta deve conversar com ele durante o procedimento e evitar comandos negativos, com os quais o inconsciente pode não saber lidar. O cirurgião, por sua vez, precisa ser suave, evitar movimentos bruscos e ser capaz de manter a calma em todas as circunstâncias.

No primeiro estudo belga, 18 entre 78 mulheres usaram a hipnose em uma série de procedimentos cirúrgicos de câncer de mama, enquanto as demais receberam anestesia geral. Apesar de as pacientes hipnotizadas terem passado alguns minutos a mais na sala de cirurgia, o uso de drogas nesse grupo diminuiu, assim como o tempo de recuperação e internação.

Na operação de tireoide, os cientistas compararam os resultados de 18 pacientes do grupo de hipnose e anestesia local com os de 36 que receberam anestesia geral. Ambos fizeram tireoidectomia por videolaparoscopia, um procedimento minimamente invasivo. E, mais uma vez, o uso de remédios na recuperação e a permanência hospitalar foram muito reduzidos no primeiro grupo.

A hipnose é um estado alterado de consciência que se baseia na focalização do olhar em determinado ponto, no relaxamento muscular progressivo ou na recuperação de uma memória agradável. O fato de ela funcionar em casos médicos tem sido demonstrado por vários estudos, inclusive por imagens do cérebro com tomografia por emissão de pósitrons (PET) e ressonância magnética.

O modo exato como esse processo ocorre ainda é discutido. Alguns pesquisadores acreditam que ela impede que as informações cheguem às regiões do córtex cerebral superior, responsáveis pela percepção da dor. Outros defendem que a técnica permite uma melhor resposta à dor, ativando caminhos que a inibam de forma eficaz.

Não há diferenças de sexo ou idade relacionadas com a susceptibilidade à hipnose, dizem os cientistas. Se o paciente estiver motivado, pronto para cooperar, e confiar nos médicos, ela funciona.

Além do uso em cirurgias de câncer de mama e tireoidectomia, as autoras afirmam que a prática poderá ser aplicada no futuro em uma série de outros procedimentos: ginecológicos, oftalmológicos, otorrinolaringológicos, plásticos e contra infertilidade.

sábado, 11 de junho de 2011

Ave quadrúpede desperta curiosidade no interior da Bahia:


Um morador do distrito de Matinha, que fica em Feira de Santana, a 108 km de Salvador, foi surpreendido com a cria de uma galinha. Uma das aves do criatório dele nasceu com quatro pés.

O animal tem menos de uma semana e está chamando bastante atenção na comunidade de Olhos D’água das Moças, em Matinha.

Segundo especialistas trata-se de uma anomalia que acontece quando o embrião está sendo formado e pode comprometer o tempo de vida da ave.

Filipino com 61 centímetros é tido como o menor homem do mundo:


O menor homem do mundo - após completados 18 anos de idade - é o filipino Junrey Balawing, segundo membros do Guinness, o livro dos recordes. O homem de 61,5 centímetros foi fotografado neste sábado (11) na cidade de Sindangan, um dia antes do seu aniversário. Após atingir a idade adulta, o novo recorde poderá ser oficializado.

A marca anterior era do nepalês Khagendra Thapa Magar, com 66 centímetros. Segundo o Guinness, Junrey pode ser considerado também como o menor homem vivo em toda a história. Antes da chegada da equipe de verificação do Guinness a Sindangan, a altura do filipino era estimada em 55 centímetros, valor corrigido após a medição feita neste sábado.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Mulher atacada por chimpanzé passa por transplante de face nos EUA:


A norte-americana Charla Nash, de 57 anos, foi a terceira pessoa a receber um transplante de face completo nos Estados Unidos, segundo informou nesta sexta-feira (10) o hospital Brigham and Women's, um centro ligado à Escola Médica de Harvard.

Segundo a instituição, a paciente precisou passar por 20 horas na mesa de operações para receber novos lábios, nariz, peles, músculos e nervos faciais. Charla Nash foi atacada por um chimpanzé chamado Travis em 2009, quando teve o rosto desfigurado e perdeu as mãos.

Os médicos também procuraram recuperar os membros, fazendo transplantes nas duas mãos da paciente, mas complicações levaram os médicos a optar pela retirada dos novos tecidos.

Foi a segunda vez que a tentativa de um transplante simultâneo de mãos e face aconteceu em todo o mundo. A primeira, em abril de 2009, foi realizada por uma equipe na França, mas o paciente morreu após sofrer um ataque cardíaco, momentos depois da cirurgia.
ontando o caso de Charla, o Brigham and Women's Hospital já realizou quatro operações de transplante de face. A primeira delas foi feita em Jim Maki, com somente parte do rosto foi transplantado em abril de 2009. Dois anos mais tarde, em março e em abril, os norte-americanos Dallas Wiens e Mitch Hunter foram os primeiros do hospital - e do país - a receberem um transplante de face completo.

A história do transplante de face nos Estados Unidos começou com Connie Culp, que teve parte do rosto reconstruída em dezembro de 2008. No mundo, o primeiro transplante de face parcial foi feito pelos professores Bernard Devauchelle e Jean-Michel Dubernard, na paciente Isabelle Dinoire.Charla Nash antes do acidente (à esquerda) e minutos antes da operação nos EUA

Espécie rara de lagosta azul é encontrada por pescador no Canadá:


Uma lagosta azul da espécie procambarus alleni foi encontrada na última quarta-feira (8) por um pescador no Canadá. O crustáceo foi resgatado por Blair Doucette, que pratica pesca há 35 anos e afirmou nunca ter visto algo parecido.

A espécie, que vive em ambiente de água salgada, foi encontrada nas proximidades da ilha Príncipe Eduardo. A cor azul é resultado de uma mutação genética e apenas uma em cada 2 milhões de lagostas nasce com essa essa cor. Apelidada de Fluffy, o animal foi levado para um aquário da cidade, onde ficará em exposição.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

15 coisas que você não sabe sobre você:


1. As pessoas que fumam um maço de cigarros por dia, estão bebendo basicamente uma xícara de alcatrão por ano.
2. Assim como as impressões digitais são únicas, a percepção de sabores na língua cada pessoa é diferente dos outros.
3. Em 30 minutos, o corpo humano emite calor suficiente para você conseguir ferver 3,5 litros de água.
4. Mesmo não sendo tão apurado quanto o de um cão, o nariz humano pode perceber até 50 mil odores diferentes.
5. O maior órgão do nosso corpo pele. Uma pessoa, durante toda a vida, perde até 18 quilos de pele morta.
6. Os ácidos digestivos do estômago humano são tão poderosos que podem corroer o zinco e o aço.
7. Os músculos de um olho se movem cerca de 100.000 vezes por dia. Para imaginar o que isso significa, o equivalente seria um esforço dos músculos das pernas, em uma rota de 80 quilômetros por dia.
8. Os seres humanos são os únicos animais capazes de desenhar uma linha reta.
9. Os testículos de um homem produzir 10 milhões de espermatozóides todos os dias - o suficiente para que ele possa repovoar o planeta em apenas seis meses.
10. Ossos humanos são tão fortes como o granito. Um osso do tamanho de uma caixa de fósforos consegue suportar a pressão de um bloco de nove toneladas - quatro vezes mais forte do que podemos agüentar.
11. Quando dorme, um homem cresce em média 8 milímetros, naquela manhã para retornar à sua altura original. A razão é simples: força gravitacional que age sobre a cartilagem.

12. Um adulto tem menos ossos no corpo de uma criança. Começamos a vida com 350 ossos, mas alguns ossos unem-se durante o crescimento, e na idade adulta, temos apenas 206.
13. Um DNA humano contém 80.000 genes.
14. Um homem consume, em média, 50 toneladas de alimentos e bebidas cerca de 50.000 litros de líquidos ao longo da vida.
15. Um pulmão humano contém mais de 300.000 milhões de capilares. Se fossem colocados lado a lado, se estenderiam por uma distância de 2.400 km.